Encontro debate novo modelo do Festival Internacional de Folclore

Incentivando a retomada dos grandes eventos culturais e artísticos em 2022, prefeitura prepara novo formato, apostando na construção coletiva e na forte identificação da festividade com o município

Por
· 1 min de leitura
Encontro foi realizado na manhã deste sábado (Foto: Diogo Zanatta/PMPF)Encontro foi realizado na manhã deste sábado (Foto: Diogo Zanatta/PMPF)
Encontro foi realizado na manhã deste sábado (Foto: Diogo Zanatta/PMPF)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A presença de diferentes manifestações artísticas, culturais e folclóricas em Passo Fundo e a interação com histórias plurais estão entre os objetivos do novo formato pensado para o XV Festival Internacional de Folclore, confirmado pela Prefeitura de Passo Fundo para ser realizado em agosto de 2022. “É um desafio e uma grande alegria trabalhar nesta atividade, que consagrou Passo Fundo como uma cidade que acredita na cultura. A pandemia prejudicou muitos eventos, trouxe inúmeros problemas para os artistas e promotores culturais e também impossibilitou muitas iniciativas. Mas, é chegado o momento de acreditar na retomada. E é isso o que estamos propondo”, disse o prefeito Pedro Almeida, na manhã deste sábado (6).

Reunido com os secretários de Governo, entidades parceiras da Prefeitura e voluntários, o prefeito fez a abertura do primeiro encontro de organização do novo modelo de construção do Festival de Folclore destacando a importância da construção coletiva do projeto. “A história do Festival é imensa e nos deixa muito entusiasmados com a perspectiva de retomarmos as festividades. O novo formato vem sendo discutido internamente pela Secretaria de Cultura há mais de 60 dias e, agora, começa a ganhar visibilidade e tomar forma”, definiu Pedro.

Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, esta primeira reunião de trabalho buscou promover o alinhamento entre a Prefeitura e os colaboradores que irão se envolver no processo de organização e coordenação do Festival Internacional de Folclore. “Contextualizar o momento tão exigente e novo, montar grupos de trabalho e trazer as novas ideias para este que será o grande evento da retomada em 2022 foram os temas principais que abordamos neste encontro”, argumentou Miriê, acrescentando que o XV Festival Internacional de Folclore será organizado pela Prefeitura de Passo Fundo com foco especial na ampliação da participação popular.

Gostou? Compartilhe