Prefeituras de Passo Fundo e de Nova Petrópolis firmam parceria para realização dos festivais de Folclore

Os eventos de ambas as cidades devem ocorrer no mesmo período em 2022, possibilitando um intercâmbio entre os grupos internacionais que participarão das festividades

Por
· 2 min de leitura
 Prefeitura confirmou para o início de agosto a realização do evento - Divulgação Prefeitura confirmou para o início de agosto a realização do evento - Divulgação
Prefeitura confirmou para o início de agosto a realização do evento - Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Anfitriãs de grandes festivais culturais e artísticos, as prefeituras de Passo Fundo e de Nova Petrópolis reuniram-se, nesta semana, para discutir a construção de uma parceria objetivando o intercâmbio entre os grupos internacionais que deverão participar dos Festivais Internacionais de Folclore, confirmados em ambos municípios para ocorrer em datas semelhantes em 2022. “Fomos até o município de Nova Petrópolis para conversar com o prefeito, Jorge Wolf, sobre o assunto, apresentar a nossa iniciativa de retomar o Festival Internacional de Folclore e o novo formato em que estamos trabalhando”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

Um dos mais tradicionais do país, o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis foi criado em 1973 e está em sua 49ª edição. “Aquele é um evento que reúne dezenas de países e centenas de artistas de todas as regiões do Brasil. Em função do pandemia, houve algumas remodelações nas festividades e a Prefeitura de Nova Petrópolis também aposta em novos formatos para permitir a viabilidade da iniciativa. Tivemos um diálogo muito produtivo e devemos avançar nesta parceria que beneficia os dois eventos”, argumentou Pedro.

Em Nova Petrópolis, o Festival está programado para ocorrer de 14 a 31 de julho; em Passo Fundo, a Prefeitura confirmou para o início de agosto a realização do evento. “Nossa intenção com este diálogo é estreitar os laços entre as cidades, trocar experiências e, sobretudo, otimizar a vinda de grupos folclóricos aos festivais de Nova Petrópolis e de Passo Fundo”, explicou a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, que acompanhou a reunião entre o prefeito Pedro e o chefe do Executivo daquele município. “A partir deste encontro seguiremos trabalhando conectados para que vencermos alguns obstáculos impostos pela pandemia”.

Para a secretária, esta parceria tende a surtir efeitos positivos tanto para a Prefeitura de Passo Fundo quanto para a de Nova Petrópolis. “O esforço coletivo vai ser bom para todos. Ganham os festivais, os grupos folclóricos e o público que vai assistir aos espetáculos”, resumiu Miriê. A reunião em Nova Petrópolis contou ainda com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira; e de Gestão, Dailon Barp; do prefeito daquele município, da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; da diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner; e da diretora de Eventos Culturais, Ana Paula Hansen Weber.


XV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo em novo formato

No início deste mês de novembro, o prefeito anunciou a remodelação do Festival para 2022, confirmando a realização da iniciativa para agosto depois de um hiato de três anos. Conforme Pedro Almeida, o novo formato vem sendo discutido pela Secretaria de Cultura há mais de 60 dias e prevê, além da descentralização das atividades por diferentes pontos e aparelhos culturais do município, uma maior participação popular.


Gostou? Compartilhe