Anfitriãs de grandes festivais culturais e artísticos, as prefeituras de Passo Fundo e de Nova Petrópolis reuniram-se, nesta semana, para discutir a construção de uma parceria objetivando o intercâmbio entre os grupos internacionais que deverão participar dos Festivais Internacionais de Folclore, confirmados em ambos municípios para ocorrer em datas semelhantes em 2022. “Fomos até o município de Nova Petrópolis para conversar com o prefeito, Jorge Wolf, sobre o assunto, apresentar a nossa iniciativa de retomar o Festival Internacional de Folclore e o novo formato em que estamos trabalhando”, disse o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.
Um dos mais tradicionais do país, o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis foi criado em 1973 e está em sua 49ª edição. “Aquele é um evento que reúne dezenas de países e centenas de artistas de todas as regiões do Brasil. Em função do pandemia, houve algumas remodelações nas festividades e a Prefeitura de Nova Petrópolis também aposta em novos formatos para permitir a viabilidade da iniciativa. Tivemos um diálogo muito produtivo e devemos avançar nesta parceria que beneficia os dois eventos”, argumentou Pedro.
Em Nova Petrópolis, o Festival está programado para ocorrer de 14 a 31 de julho; em Passo Fundo, a Prefeitura confirmou para o início de agosto a realização do evento. “Nossa intenção com este diálogo é estreitar os laços entre as cidades, trocar experiências e, sobretudo, otimizar a vinda de grupos folclóricos aos festivais de Nova Petrópolis e de Passo Fundo”, explicou a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, que acompanhou a reunião entre o prefeito Pedro e o chefe do Executivo daquele município. “A partir deste encontro seguiremos trabalhando conectados para que vencermos alguns obstáculos impostos pela pandemia”.
Para a secretária, esta parceria tende a surtir efeitos positivos tanto para a Prefeitura de Passo Fundo quanto para a de Nova Petrópolis. “O esforço coletivo vai ser bom para todos. Ganham os festivais, os grupos folclóricos e o público que vai assistir aos espetáculos”, resumiu Miriê. A reunião em Nova Petrópolis contou ainda com a participação dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira; e de Gestão, Dailon Barp; do prefeito daquele município, da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; da diretora do Departamento de Cultura, Cândida Maldaner; e da diretora de Eventos Culturais, Ana Paula Hansen Weber.
XV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo em novo formato
No início deste mês de novembro, o prefeito anunciou a remodelação do Festival para 2022, confirmando a realização da iniciativa para agosto depois de um hiato de três anos. Conforme Pedro Almeida, o novo formato vem sendo discutido pela Secretaria de Cultura há mais de 60 dias e prevê, além da descentralização das atividades por diferentes pontos e aparelhos culturais do município, uma maior participação popular.