Um espetáculo festivo para o livro

Até hoje (05), Festa Literária promove uma série de atividades focadas no incentivo à leitura e na aproximação do público com artistas e autores locais. Evento ocorre na Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare. Entrada é gratuita

Por
· 2 min de leitura
Foto: Michel Sanderi/PMPFFoto: Michel Sanderi/PMPF
Foto: Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Contação de histórias, saraus literários, bate-papos com autores locais e apresentações artísticas e teatrais integram a programação da Festa Literária, promovida pela Prefeitura de Passo Fundo e pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), com apoio e participação de entidades e quatro livrarias da cidade. O evento, que iniciou na quarta-feira (01) e segue até o domingo (05), tem entrada gratuita.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, apontou que o estímulo à leitura e o envolvimento das escolas municipais na Festa Literária demonstram a relevância da iniciativa. “A literatura é uma das grandes marcas de Passo Fundo e eventos como este celebram a retomada das ações culturais e artísticas que estão sendo organizadas para 2022, a partir da programação da Cidade dos Festivais”, argumentou ele.

Para a coordenadora da Feira do Livro, Silvana Rovani, a Festa Literária é uma atividade preparatória para a 35ª edição da Feira, programada para ocorrer em 2022. “Incentivar e fomentar o gosto pela leitura, pelo livro e pela contação de histórias são os principais objetivos desta iniciativa, que construímos com muito carinho e dedicação. Em 2022, queremos uma Feira do Livro que retome a importância da literatura em Passo Fundo e a nossa Festa Literária tem também servido como preparação para isso”, explicou ela.

A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, comentou que a Festa Literária é uma oportunidade de retomar as iniciativas culturais envolvendo a literatura. “Construímos um caminho entre as edições da Feira do Livro que vinham acontecendo até então com o objetivo de retomarmos o evento no próximo ano, superando este período de pandemia. A próxima estação da Feira é um lugar de celebração e alegria, principalmente porque no próximo ano comemoramos a 35ª edição da iniciativa”, destacou.

Até o domingo, a comunidade vai poder participar de bate-papos com escritores locais, assistir a contação de histórias, interagir com artistas da cidade e também conhecer um pouco mais das livrarias que, tradicionalmente, participam da Feira do Livro. “Para os livreiros é também uma oportunidade de garantir as vendas no final de ano, estimulando as pessoas a olharem com mais atenção para o setor do livro”, apontou Silvana, acrescentando que muitas obras disponíveis nos estandes são de autores locais e regionais que merecem ser conhecidos do público.


“Eu gosto de histórias. Gostei daqui”

Com a participação de alunos das escolas municipais, a Festa Literária tem reunido uma diversidade de manifestações artísticas e entusiasmado os estudantes. Antony Bauch, de sete anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvina da Rocha Duro, assistia com bastante interesse a contação de histórias apresentada pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. “Eu gosto bastante de histórias, na escola a professora sempre conta. Gostei desse lugar, é diferente”, disse ele.

Gostou? Compartilhe