A vontade de compartilhar com o mundo as dezenas de histórias ouvidas e vividas em uma viagem de 90 dias pelo Sul dos Estados Unidos foi o gás necessário para que a taperense Mariana Bauermann, formada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), deixasse a escrita de trabalhos acadêmicos e documentos técnicos de lado e se aventurasse pela primeira vez no mundo da literatura. Lançado na 67ª Feira do Livro de Porto Alegre pela Editora BesouroBox, “Su Casa, Mi Casa: entre o Pacífico e o Atlântico, 11 mil quilômetros e muitas histórias” reúne inúmeros relatos e fotografias da viagem de carro que Mariana Bauermann e o marido, André Pieres, fizeram pelo país norte-americano no início de 2019. Em Passo Fundo, o livro pode ser adquirido nas livrarias Delta.
A autora explica que a decisão de fazer as malas e colocar o pé na estrada em uma viagem de três meses, sem roteiro completamente definido, veio em um momento de transição na vida do casal, que está junto desde 2008. “Nós estávamos mudando de cidade e de emprego e sentimos que era o momento correto para nos permitirmos passar um tempo maior fora do país. Escolhemos os Estados Unidos porque a gente se identificava, tinha vontade de conhecer e é um país que permite passar por diferentes destinos, alguns não tão turísticos, sem enfrentar tramites pra ir de um estado para o outro. Sem falar na qualidade das estradas, o que facilita percorrer muitos quilômetros em um único dia”, pontua.
Mais do que um livro de viagem, um livro sobre pessoas
Ao longo de “Su Casa, Mi Casa”, de maneira sensível, Mariana transporta o leitor para a paisagem e a cultura de lugares como Novo México, Texas, Louisiana, Mississipi e Tennessee, com o relato de situações inusitadas, curiosidades e experiências únicas, fruto de um itinerário que incluiu mais de onze mil quilômetros rodados, uma porção de carros alugados, um par de bicicletas dobráveis e onze residências pelo caminho. Através de uma narrativa leve e dinâmica, a autora traz um olhar atento sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre as relações humanas, apresentando a cada capítulo uma cidade visitada, exatamente na ordem em que foram percorridas. “Eu não tinha o intuito de escrever o livro quando viajamos, mas depois que nós retornamos para o Brasil, eu vi que tinha uma boa história para contar”, revela.
Segundo a psicóloga e agora escritora, boa parte das histórias compartilhadas nas mais de 200 páginas do livro surge das interações do casal com americanos que os hospedaram pelo caminho, em quartos alugados por meio de um aplicativo de hospedagem. “Ficar na residência de pessoas locais, além de mais econômico, nos proporcionou muitas histórias interessantes. Eram pessoas de diferentes perfis. Por algumas, fomos muito bem recebidos, tivemos interações mais aprofundadas e conversamos até hoje. Com outras, tivemos alguns conflitos. Então eu digo que não é apenas um livro de viagem. É um livro sobre pessoas, realidades diversas e diferenças culturais”, descreve. Mariana explica ainda que, embora tenham ficado hospedados em onze cidades estadunidenses, muitas outras cidades foram visitados em formato de bate-volta. Muitos desses destinos, inclusive, tendo sido indicados por pessoas que eles conheceram no trajeto.
Escritora de primeira viagem, Mariana conta que emergiu na obra durante a pandemia, usando os momentos de reclusão devido ao distanciamento social como impulso para dedicar-se ainda mais à escrita e a estudar sobre literatura. Embora recente, segundo ela, a primeira experiência literária tem sido motivo de muito orgulho. “O pessoal que tem lido me relata que sente como se estivesse viajando junto com a gente. Isso me deixa muito feliz. Voltamos dos Estados Unidos com poucos souvernis, mas com uma bagagem cheia de histórias”.
Sessão de autógrafos
A autora de “Su Casa, Mi Casa” participa de uma sessão de autógrafos em Passo Fundo no dia 16 de dezembro. A atividade acontece na Livraria Delta do Passo Fundo Shopping, das 18h30 às 21h.