Uma oportunidade em um dos maiores festivais de música do mundo

Publicitário e egresso da UPF, Gustavo Serrano conta a experiência de trabalhar como ilustrador do Rock in Rio

Por
· 3 min de leitura
O publicitário trabalha como ilustrador conceitual na cenografia de palcos, atrações e ambientes do Rock in Rio (Foto: Arquivo pessoal)O publicitário trabalha como ilustrador conceitual na cenografia de palcos, atrações e ambientes do Rock in Rio (Foto: Arquivo pessoal)
O publicitário trabalha como ilustrador conceitual na cenografia de palcos, atrações e ambientes do Rock in Rio (Foto: Arquivo pessoal)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Reconhecido como um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio reúne milhares de pessoas e dezenas de grandes artistas nacionais e internacionais. Após ser adiado por causa da pandemia, o evento retoma em setembro deste ano e, para o publicitário Gustavo Serrano, egresso da Universidade de Passo Fundo (UPF), essa edição é ainda mais especial, afinal, ele compõe a equipe de criação de projetos gráficos do festival.

A oportunidade de integrar a equipe, segundo ele, surgiu quando passou a desenvolver trabalhos como freelancer. “Ainda em 2020 atendi o Rock in Rio, indicado por colegas da área para trabalhar como temporário desenvolvendo ilustrações de produto. Renovamos o contrato algumas vezes e acabei integrando a equipe definitivamente”, conta, ao destacar que faz parte de uma equipe de criativos, chamada “rockreators”, um setor formado por designers gráficos, ilustradores, animadores, artistas 3D e arquitetos, onde, juntos, desenvolvem as mais diversas demandas do Rock in Rio, como animações, mapas ilustrados, produtos, projeto de palcos e passeios virtuais.

Serrano atua, principalmente, como ilustrador conceitual, na cenografia de palcos, atrações e variados ambientes e projetos. “Vejo meu trabalho como uma linha de conexão entre o que é projetado e o que será de fato construído. Também faço variadas atividades de ilustração e design gráfico, como produtos, animações, imagens de divulgação”, destaca, afirmando que a equipe é bem diversa e conta com profissionais de vários lugares. “Trabalho de forma remota diariamente, utilizando plataformas de comunicação. Mesmo estando geograficamente dispersos, no dia-a-dia estamos sempre juntos, trocando ideias e nos ajudando nas demandas”, observa o publicitário.

Para ele, o mais incrível dessa experiência é vivenciar o poder do trabalho em equipe, além de construir projetos com alcance e qualidade que seria mais difícil conseguir sozinho. “É muito prazeroso ver que o que fazemos como indivíduo é somado ao esforço de muitas pessoas para criar algo muito maior que nós. E estar em uma equipe onde tenho liberdade para questionar, criticar e sugerir ideias é muito especial. Sugerir algo inusitado e ver esta ideia abraçada pelos colegas, que absorvem, acrescentam e buscam maneiras de tornar um esboço conceitual em algo real é uma experiência única”, pontua.


Da paixão por desenhar à escolha da profissão

Gustavo Serrano afirma que para viver toda essa experiência, a formação acadêmica foi fundamental, pois possibilitou conhecimentos importantes ao longo de toda a trajetória profissional. “Na época como aluno, muitas vezes me questionava sobre determinado assunto e anos depois foi esse conhecimento que me deu uma base e me permitiu lidar com diversos desafios profissionais”, afirma o publicitário. “Hoje, valorizo, principalmente, os aprendizados da sociologia, como os estudos relacionados à comunicação e psicologia humana, pois vejo que ferramentas e técnicas, que como aluno era o que eu mais ansiava por aprender, temos acesso mais fácil na internet, mas conceitos e reflexões mais profundas da comunicação são mais escassos e levamos para a vida”, destaca o publicitário.

A paixão por desenhar sempre esteve presente na vida de Gustavo, entretanto, a escolha da profissão foi um “tiro às escuras”, como ele define, pois, inicialmente, pensava em ingressar em outra área. “Na época do término do ensino médio cogitava fazer Arquitetura, pois sempre gostei muito de desenhar e parecia uma escolha alinhada com isto. Não sabia exatamente o que era Publicidade e Propaganda. Descobri o curso poucos dias antes da inscrição e a ligação com o Design Gráfico foi decisiva para a escolha. Ao longo do curso fui compreendendo as diversas ramificações da área, como elas se integram e complementam”, ressalta.


Uma caminhada de experiências e conhecimento

Desde que ingressou no curso de Publicidade e Propaganda, Serrano realizou estágios na área que foram importantes para adquirir experiência e se desenvolver tecnicamente. Ele conta que a rotina de uma agência em que trabalhou não o fazia feliz e, como tinha pequenos projetos paralelos, optou por sair da agência e tentar viver somente destes projetos, que eram voltados para bandas e músicos. “Foi aí que comecei a me ver como uma empresa/artista e utilizar o nome "Ugh! Serrano" profissionalmente”, destaca.

Durante esses nove anos de trajetória profissional, Serrano atendeu os mercados da publicidade e fonográfico, onde teve a oportunidade de fazer projetos gráficos de LP e CD para bandas como Cachorro Grande e Raul Seixas. Em 2020, com as mudanças da pandemia, ele conta que decidiu se arriscar no mercado internacional, focando totalmente na ilustração para música. “Sou muito grato por ter conseguido em pouco tempo fechar projetos com um produtor musical da França, foi um marco muito importante para mim, onde passei a interagir e trabalhar com artistas de diversos estilos musicais e países, como Filipinas, USA, Suíça, Irlanda e França”, comemora.

Gostou? Compartilhe