O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) comemora, nesta sexta-feira (15), 68 anos de fundação, juntamente com a comemoração de cinco anos de inauguração da sede Dr. Carlos e Celina Madalosso. Em virtude do feriado, neste ano, a instituição decidiu não realizar o tradicional evento de aniversário. No entanto, uma exposição especial, organizada em homenagem à data e intitulada “Entre Tempos: de Centro de Estudos Pró-Centenário a Instituto Histórico de Passo Fundo”, pode ser conferida no 1º Tabelionato de Notas.
Guardião da memória local
Com o claro objetivo de pensar a história de Passo Fundo, o IHPF tornou-se um polo atrativo de acervos que foram e continuam sendo confiados ao instituto, como documentos, livros e objetos oriundos de diversas proveniências. A tipologia de materiais que forma o acervo do IHPF é diversa, o que acaba tornando-o um verdadeiro centro de preservação de bens culturais.
A partir da inauguração da Sede do IHPF, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, o espaço passou a servir de guarda do acervo do Instituto, que está subdividido em fundos e coleções, de acordo com a proveniência dos conjuntos documentais: Fundo Mário Menegaz, Fundo Família Damian, Fundo Delma Rosendo Gehm, Fundo Amadeu Goelzer, Coleção Pedro Ari Veríssimo da Fonseca, Fundo Jorge Edeth Cafruni, Fundo Aeroclube de Passo Fundo, Fundo Cultura Artística de Passo Fundo, Fundo Empresa Jornalística Diário da Manhã, Fundo Ney Eduardo Possap d’Avila, Coleção Firmino da Costa e Coleção Gabriel Pereira Borges Fortes. Todo o acervo é disponibilizado para pesquisadores, estudantes, bem como espaço de visitação, cursos e aulas agendadas.
Projetos
Por acreditar que o conhecimento a respeito da história local é fundamental para uma formação crítica e cidadã, fazendo com que os indivíduos sintam-se pertencentes à cidade, o Instituto empreende projetos e ações para a história, as memórias, a cultura, o patrimônio e as identidades no e do município de Passo Fundo. Entre eles, estão a curadoria do Espaço Cultural Nicoleit & Oro, localizado junto ao 1º Tabelionato de Notas; o Projeto Museu a Céu Aberto, no Cemitério Vera Cruz; Projeto Banco de Memórias; Projeto FotoMemória; e Nas Trilhas da História. Além disso, também incentiva e desenvolve pesquisas, publicações, eventos, e, também, promove e participa ativamente de palestras, debates públicos, programas de rádio e TV, exposições e ações educativas.
Histórico
Idealizado pelo jornalista Jorge Edeth Cafruni, inicialmente o IHPF visava levantar informações para o 1° Centenário de emancipação de Passo Fundo, que ocorreu em 1957. Sem fins lucrativos e formado por interessados na história local e regional, o IHPF chega aos 68 anos como a instituição de guarda e preservação histórica mais antiga do município e como o Instituto com mais idade, ainda em funcionamento, no interior do estado.
*Com informações de Instituto Histórico de Passo Fundo