Uma manhã para enaltecer o folclore e a tradição

Lançado oficialmente, 5º Congresso Internacional de Folclore ocorre de 21 a 28 de maio com o propósito de reconhecer cada vez mais a importância da cultura

Por
· 2 min de leitura
Foto: Pedro BregolinFoto: Pedro Bregolin
Foto: Pedro Bregolin
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) foi tomado pela arte na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, com o café de lançamento do 5º Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição. Em um momento de celebração da cultura, o evento reuniu convidados e representantes da imprensa.

Nesta nova edição, o Congresso volta a ser presencial, com uma programação repleta de atrações, que poderão ser prestigiadas pelo público em Passo Fundo, Piratuba, Marau e Santa Catarina. De 21 a 28 de maio, a comunidade terá a oportunidade de conferir as apresentações artísticas de casais de bailarinos de países da América e Europa, como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Polônia, Argentina, Peru e México, além de participar de palestras e debates ministrados por diretores e conhecedores do folclore.

O coordenador do Congresso, professor Me. Luis Gustavo Maias, destacou o retorno do evento no formato presencial. “É muito bom retomar a presencialidade e saber que somos um dos primeiros eventos a voltar depois do período crítico da pandemia. O Congresso está sendo retomado com o selo Passo Fundo dos Festivais. Receberemos 8 países participantes, que estarão trazendo suas culturas, danças e interagindo com a população”, comentou, ao lembrar que o projeto nasceu da vontade de contribuir com o folclore.

Representando a Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, a coordenadora da Divisão de Extensão, professora Dra. Adriana Bragagnolo, parabenizou a equipe do Congresso pelo trabalho e enfatizou que olhar para a cultura como diferentes modos de vida é algo muito importante.

Em sua fala, a secretária de Cultura de Passo Fundo, Miriê Tedesco, mencionou a dedicação de quem mantém viva a cultura e a tradição, bem como citou os eventos artísticos e culturais que acontecerão no município neste ano.

O café de lançamento do Congresso teve a presença do secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Teixeira, da secretária de Cultura de Marau, Josiane Bedin, do deputado estadual, Mateus Wesp, e da representante do Sesc Passo Fundo, Aline Pasquetti, que, em suas explanações, abordaram a importância da cultura e do folclore na comunidade.

O público também pôde prestigiar a apresentação artística de acadêmicos da UPF, que dançaram a dança do carimbó.


Valorizar a cultura e o folclore

Com a proposta de ofertar um espaço de valorização e conhecimento acerca da cultura e folclore de países convidados, o 5º Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição é promovido pela Feff/UPF, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. Conta ainda com o apoio da UPF Mundi – Escola de Idiomas e da Assessoria Internacional da UPF.

A abertura oficial do evento está marcada para o dia 24 de maio, às 19h30min, no Teatro do Sesc.

Gostou? Compartilhe