Histórias sobre sentimentos, aventuras e confusões se misturam entre elementos da literatura e do teatro na quarta edição do Festival de Contação de Histórias, promovido pela Casa Drum Música e Arte. A programação do evento começou ainda na quinta-feira (9) e segue com atividades nesta sexta (10) e sábado (11), na sede do espaço cultural, localizada na Rua Uruguai, 1329, no Centro de Passo Fundo.
O festival, que tem como foco principal o público infantil, reúne contadores de histórias de toda a região e atende cerca de 300 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Passo Fundo. A idealizadora da casa, Jaqueline Drum, explica que o festival surgiu por iniciativa de um dos professores e contadores de histórias da Drum, o escritor Gabriel Cavalheiro Tonin, que sonhava em ter um evento onde contadores da região pudessem se reunir. “Foi dele que veio a ideia de ter um evento que proporcionasse um espaço para esses artistas se encontrarem e mostrarem suas obras, seja apenas com a narração oral ou trazendo para cá livros de autoria própria”, conta.
A proposta também visa ampliar o contato das crianças das redes de ensino do município com a magia da literatura, da música e do teatro, criando novos consumidores de cultura. Por isso, nos dois primeiros dias de programação, as atividades são voltadas exclusivamente para os estudantes matriculados em escolas de Passo Fundo. “A gente entra em contato com as escolas e disponibiliza as inscrições para toda e qualquer instituição de ensino que queira participar, enquanto houver vagas”, esclarece Jaqueline. O último dia de festival, por outro lado, é aberto para o público em geral.
Para os estudantes, as atividades do dia 9 e 10 de junho custam R$ 5. Para o público em geral, no dia 11 de junho, o preço do ingresso é de R$ 15. O valor é usado para remunerar os artistas contadores de história e auxiliar na manutenção da casa. “A atividade não é gratuita por um viés educacional. Nós acreditamos que uma das missões da Drum é criar novos consumidores de cultura. Quando uma criança quer um pirulito, um biscoito, tudo isso tem um custo e a gente acredita que a atividade cultural também deve ter. Então, a ideia é fazer com que a criança crie a consciência de que está comprando e consumindo uma atividade cultural”, explica a idealizadora do espaço.
Programação
O primeiro dia do 4º Festival de Contação de Histórias, que começou essa quinta-feira (9), apresentou as contações “Um lar para ser”, com Cássio Borges, e “O Procura Encrenca”, com Luciane Albretch. Nesta sexta-feira (10), a programação tem continuidade com a participação de Gabito Tonin, que conduzirá a contação “1, 2, 3 e já! A aventura vai começar” a partir das 10h, e de Cris Moraes, com a contação “O quati e sua casa”, às 14h. Já o último dia de atividade, disponível para o público em geral, contará com a apresentação de Giancarlo Rotta de Camargo, autor da obra “Poesia de Cantar História”.
Apoie a iniciativa
O Festival de Contação de Histórias é uma iniciativa realizada de forma independente pela Casa Drum. Pessoas ou empresas interessadas em apoiar o evento podem entrar em contato pelo Instagram @casa.drum ou contribuir em uma vaquinha online que está disponível até o fim de junho no endereço vakinha.com/2890028