Músico passo-fundense lança EP gravado e produzido com o celular

Em “Janelas Não Mentem, Vol.1 (Engaiolado)”, lançado neste mês, Germano da Silva expressa suas observações sobre o período de isolamento causado pela pandemia

Por
· 1 min de leitura
Novo trabalho de Germano da Silva mescla samba e influências tropicalistas. (Foto: Reprodução/Mariana Sfalcin)   Novo trabalho de Germano da Silva mescla samba e influências tropicalistas. (Foto: Reprodução/Mariana Sfalcin)
Novo trabalho de Germano da Silva mescla samba e influências tropicalistas. (Foto: Reprodução/Mariana Sfalcin)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tomado pela monotonia do isolamento pandêmico, no ano de 2020, o músico passo-fundense Germano da Silva encontrou na composição de novos sons uma forma de compartilhar as observações e sentimentos que vivenciava enquanto observava o mundo da janela de casa. As divagações do artista deram origem à história que guia seu novo EP, "Janelas Não Mentem”, lançado neste mês pelo selo Chupa Manga Records.

Com canções produzidas por Germano de forma completamente independente dentro de casa, utilizando somente o aparelho celular para gravar e mixar todo o trabalho, o EP mescla elementos do samba e influências tropicalistas a uma sonoridade moderna, com barulhos e ambientações presentes no cotidiano do artista, como sons de cafeteira, pássaros e diálogos.

Conforme explica o artista, o roteiro de “Janelas Não Mentem” acompanha um protagonista que encontra nas observações feitas pelas janelas de casa a fuga da prisão de suas próprias divagações, tendo como pano de fundo o ano de 2020. Impossibilitado de sair de seu próprio lar, Germano expressa na ficção o imaginário fantasioso de um homem que desenvolve a habilidade de voar.

A premissa resulta em um álbum que se dividirá em dois volumes (de EP’s), "Engaiolado" e "Solto", buscando assim expor uma temática que mescla a realidade concreta brasileira dos últimos anos com o imaginário psicodélico e anseios "pós" pandêmicos do artista. O primeiro volume da obra já está disponível em todas as plataformas de streaming.

Além da produção, gravação, mixagem e projeto gráfico feitos de forma independente por Germano da Silva, o trabalho conta ainda com masterização de Bruno Philippsen e fotografias de Mariana Sfalcin.

Gostou? Compartilhe