Gare recebe exposição sobre narrativas de crianças na pandemia

Com apoio da prefeitura de Passo Fundo e da Fapergs, pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF se aproxima da comunidade por meio de produções artísticas

Por
· 1 min de leitura
Foto: Divulgação/UPFFoto: Divulgação/UPF
Foto: Divulgação/UPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não há quem, durante a infância, não tenha criado a sua própria linguagem, a sua forma de se comunicar. Seja por gestos ou por palavras que apenas para você faziam sentido, a mensagem encontrava um modo de ser entregue ao seu destinatário. Em pouco tempo, a criança que ouvia atentamente transforma-se em contadora de histórias e, a partir daí, apresenta o seu mundo mágico para quem a rodeia. 

Durante a pandemia de Covid-19, esse processo pôde ser assistido ainda mais de perto devido à quarentena. É sobre ele que a exposição “Narrativas de crianças na pandemia: Discursos que reinventam o mundo” conta. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF), o projeto de pesquisa “A narrativa da criança no contexto da pandemia de Covid-19: deslocamentos no simbólico da linguagem”, busca compreender a constituição da criança no simbólico da linguagem e como os sentidos são construídos com base em analogias, segundo a assessoria de imprensa da UPF.

A partir de vídeos encaminhados pelos familiares, as histórias de crianças de 3 a 6 anos de idade tornaram-se objeto de estudo do projeto. E, agora, peças artísticas que estão expostas na Galeria Estação da Arte da Gare em Passo Fundo desde sábado, 2 de julho. Com apoio da prefeitura do município e auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o trabalho foi realizado pela equipe multidisciplinar formada pela coordenadora do projeto, professora Dra. Marlete Diedrich; a acadêmica de Design Gráfico da UPF Gabriela Dornelles; a artista Alice Porto, além de contar com curadoria da, também artista, Margarida Pantaleão. 


Gostou? Compartilhe