As cores, os ritmos diversos e a pluralidade artística e cultural que constroem o XV Festival Internacional de Folclore poderão ser prestigiados por toda a comunidade a partir dos ingressos promocionais para o evento cultural.
O novo formato, afirma o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, contempla a necessidade de ampliar a participação popular e social nos espetáculos, garantindo acesso facilitado a todos os passo-fundenses. “Por isso, estamos trabalhando com ingressos promocionais e mais populares. Queremos que o custo não seja um impeditivo para as pessoas se sentirem parte deste XV Festival Internacional de Folclore”, disse Pedro.
Na quarta-feira (20), ao lado da secretária de Cultura, Miriê Tedesco, o prefeito anunciou que o valor do ingresso para as noites de apresentações no CTG Lalau Miranda terá o custo de R$ 20,00 por pessoa. “Os preços são atrativos para permitir que mais passo-fundenses assistam aos shows artísticos e folclóricos que ocorrerão entre os dias 04 a 12 de agosto. Importante lembrar que estudantes, idosos e crianças tem direito a meia-entrada. Então, na prática, grande parte dos ingressos serão vendidos pelo custo de R$ 10”, resumiu Pedro.
A secretária de Cultura acrescentou que a Prefeitura organizou a estrutura da bilheteria para assegurar que alunos e professores das escolas das redes municipal, estadual e privada do município, mediante agendamento prévio, não paguem ingresso para os espetáculos. “É uma forma de fazer com que a comunidade escolar possa estar no Festival de forma gratuita. Estamos muito contentes com essa iniciativa da Administração, porque entendemos que este XV Festival é, de fato, bastante popular”, falou Miriê, explicando que as escolas municipais devem fazer o agendamento na Secretaria Municipal de Educação; enquanto as estaduais e privadas, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Para Miriê, o valor dos ingressos com preços populares é uma forma de dar visibilidade ao XV Festival Internacional de Folclore e marcar a retomada dos grandes eventos na cidade. “Ficamos muito felizes ao saber que existe todo este movimento para fazer do Festival uma atividade para as pessoas. Sabemos que o momento econômico exige muito de todos nós, mas poder apresentar ingressos com preços menores é uma forma de estimular que mais cidadãos tenham condições de acessar os espetáculos”, apontou a secretária.
Novo formato
O XV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo vai movimentar a cidade entre os dias 04 e 12 de agosto, durante a programação alusiva aos 165 anos do Município, em um novo formato. A principal característica é a descentralização dos espetáculos. As apresentações diurnas serão realizadas em quatro escolas municipais, situadas nos bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. São elas, respectivamente: Guaracy Barroso Marinho, Eloy Pinheiro Machado, Romana Gobbi e Notre Dame.
Espetáculos noturnos serão realizados no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda. Acontecerão, ainda, ações itinerantes, como os desfiles pelas ruas da cidade e apresentações no Anfiteatro do Parque da Gare. A programação completa do XV Festival Internacional de Folclore pode ser acessada através do site.