A nova geração do chamamé argentino hoje no palco do Sesc

Chango Spasiuk e Alejandro Brittes fazem o show Ponto e Pianada

Por
· 2 min de leitura
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os dois mais importantes nomes do chamamé na atualidade farão apresentação única nesta sexta-feira (22), no Teatro do SESC, em Passo Fundo (RS). Os acordeonistas argentinos Chango Spasiuk e Alejandro Brittes, vão subir ao palco para o espetáculo “Ponto e Pianada”, um diálogo musical com linguagem carregada de identidade em que cada músico desbordará as peculiaridades e narrativas musicais resultando em um “som novo” para o ritmo. O expressionismo e a sensibilidade marcarão o concerto que será um momento de viver intensamente a musicalidade da Mesopotâmia argentina na qual comungamos no Rio Grande do Sul. O show começa às 20h30 e os ingressos estão à venda no site na plataforma Sympla. A turnê é uma realização de Magali de Rossi Produções.


Primeira vez juntos 

Os músicos se conhecem há mais de 20 anos, contudo é a primeira vez que realizam trabalho juntos. Motivados pelo amor ao Chamamé, ritmo que os une, e pelo acordeón, instrumento pelo qual expressam a partir de estéticas musicais peculiares, Brittes e Spasiuk, possuem além da amizade as condicionantes históricas de serem a nova geração do chamamé argentino. 

Chango Spasiuk é um expoente contemporâneo marcante e inovador, que aprendeu com seu pai e seu tio, um cantor, e segue os passos de Abitbol, ​​Cocomarola, Martínez Riera, Montiel, e outros grandes compositores clássicos do chamamé. De uma posição de total abertura e ausência de preconceitos, Spasiuk produz uma rica mistura de sons e ritmo, de luz e sombra, onde legado e síntese, improvisação e composição, tradição e modernidade desempenham um papel semelhante, fazendo da sua música uma experiência de audição intensa que vai além dos limites de estilo e som. Lançou dez álbuns solo na Argentina, incluindo o multipremiado “Polcas de mi tierra” (1999). O mais recente trabalho "Outras músicas", recebeu dois prêmios Gardel de melhor álbum de folclore alternativo e melhor trilha sonora de música e tv.

Alejandro Brittes é acordeonista, compositor, pesquisador e interprete de música do litoral Argentino. Estudou música Clássica na Escola Juan Pedro Esnaola. Possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países. Conceituado pelo Norte Americano Mark Brill, PHD em música da Universidade do Texas - EUA, no livro Music of Latin America and the Caribbean, como um dos três principais acordeonistas do gênero junto a Raul Barboza e Chango Spasiuk. No Chamamé, Alejandro busca o caminho do crossover musical entre o mundo erudito e tradicional estabelecendo um uma volta ao passado com um toque de futuro. Em 2021 publicou o Livro: “A origem do Chamamé” junto com a historiadora e produtora cultural Magali de Rossi sendo este um dos mais vendidos na Amazon Brasil na categoria artes. Atualmente está gravando o disco duplo intitulado (L)ESTE um trabalho crossover que une a música antiga barroca com o Chamamé contendo arranjos impressionistas escritos por Fernando Cordella. 


Serviço

O QUE: Ponto e Pianada - Ponto de Encontro com Chango Spasiuk e Alejandro Brittes

QUANDO: 22 de julho de 2022 – 20:30h

ONDE: Teatro do SESC, Av. Brasil número 30, Passo Fundo (RS)

DURAÇÃO: 90 min - Classificação: Livre

VALORES: R$ 120,00 - R$ 60,00

INGRESSOS ONLINE: https://www.sympla.com.br/ 

Gostou? Compartilhe