O XV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo movimentará a cidade entre os dias 4 e 12 de agosto. Os espetáculos contarão com 12 grupos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Cultura durante coletiva de imprensa realizada na manhã dessa terça-feira (26).
Em breve, chegarão à cidade grupos da Argentina, Colômbia, Camarões, Chile, Espanha, Paraguai e Guiné-Conakry e dos estados do Pará e Paraíba. Também, de Erechim e Ijuí, representando as etnias polonesa e portuguesa, respectivamente.
Para a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, essa conexão contribui com o conhecimento sobre as diversas culturas que compõem o mundo. “O Festival de Folclore é um evento educador por natureza, que possibilita compreender as diferenças e entender que cada cidade, estado e país tem suas peculiaridades culturais”, destaca.
Novo formato
O XV Festival Internacional de Folclore terá um novo formato. A principal característica é a descentralização dos espetáculos. Apresentações diurnas serão realizadas em quatro escolas municipais, situadas nos bairros José Alexandre Zachia, Leonardo Ilha, Santo Antônio e Boqueirão. São elas, em ordem: Guaracy Barroso Marinho, Eloy Pinheiro Machado, Romana Gobbi e Notre Dame.
Antes das apresentações, por volta de 14h, haverá um desfile nas ruas que levam a essas escolas. O Bairro Boqueirão receberá o espetáculo no dia 8 de agosto. O Zachia, no dia 9. O Loteamento Santo Antônio terá intervenções no dia 10. Já o Leonardo Ilha será palco de apresentações no dia 11.
Lalau Miranda
Haverá, ainda, espetáculos diurnos no CTG Lalau Miranda para os alunos de escolas públicas e privadas, do município e da região, e apresentações itinerantes, como no Parque da Gare, programada para o dia 7 de agosto, no aniversário de Passo Fundo. Os tradicionais desfiles na Rua Morom seguirão acontecendo, e o primeiro deles será no dia 4, por volta das 16h.
Já os espetáculos noturnos serão realizados exclusivamente no CTG Lalau Miranda. O inaugural ocorrerá no dia 5, a partir das 19h30.
A programação completa do XV Festival Internacional de Folclore pode ser acessada em www.pmpf.rs.gov.br/festival.
Ingressos
Enquanto os espetáculos nas escolas e demais espaços públicos serão abertos e gratuitos a toda comunidade, as noites no CTG Lalau Miranda terão ingresso com preço reduzido. Essa também é uma proposta para aproximar os passo-fundenses da festa cultural.
Para apresentações no CTG, o ingresso será R$ 20 por pessoa. Estudantes, idosos e crianças têm direito à meia-entrada. Ou seja, na prática, grande parte dos ingressos serão vendidos pelo custo de R$ 10.
Alunos e professores das escolas das redes municipal, estadual e privada do município, mediante agendamento prévio, não pagarão a entrada. O agendamento das escolas municipais deve ser feito com a Secretaria Municipal de Educação. O das estaduais e privadas, na 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).