Libertar livros e fazer a literatura circular livremente por Passo Fundo é o que guia o projeto “Libertação de Livros: livro para voar” que será realizado pela Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski durante a semana de aniversário do município. Deixando livros em diferentes locais da cidade, a Biblioteca também fará a contação de histórias. A programação acompanha a retomada presencial de todos os trabalhos da casa da literatura em Passo Fundo.
Programação da semana de aniversário do município
No próximo dia 7 de agosto Passo Fundo comemora 165 anos. Planejando ações para a semana de aniversário, a Biblioteca Municipal irá espalhar livros em alguns locais da cidade, como paradas de ônibus, que estarão livres para qualquer pessoa pegá-los e levar para casa. “O projeto ‘Libertação de Livros’, é o livro para voar, são para as pessoas que tiverem interesse de ler e depois ir libertando esses livros, os passando adiante”, explicou a coordenadora da Biblioteca, Vanessa Hickmann.
Além disso, a Biblioteca irá fazer momentos de apresentação de livros em diversos pontos da cidade, com diferentes narrativas literárias. “A pessoa estará ali em uma praça e vamos estar chegando para contar histórias”, contou Vanessa.
Formação de leitores
Sendo um ator importante na formação de leitores em Passo Fundo, a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski desenvolve vários projetos de leitura com crianças e adolescentes, sempre aliada às escolas e professores do município. No entanto, durante quase dois anos, a pandemia colocou um freio na presença física de muitos estudantes na Biblioteca, onde todos os projetos e oficinas passaram a ser realizados de maneira on-line com transmissão pelo Youtube.
Foi somente em abril deste ano que o espaço voltou a receber os visitantes para a “Contação de histórias” e funcionários da biblioteca retornaram às escolas para apresentar o “RECREativo Cultural”, projeto em que alunos desfrutam de um pouco de literatura durante o intervalo da aula. “Essa prática de formação de leitores acontece com o professor sendo nosso aliado, onde multiplicamos leitores através das escolas”, destacou Vanessa Hickmann, dando o exemplo de outro projeto desenvolvido pela Biblioteca, o “Sacola Literária”, em que são entregues sacolas com livros aos professores para introduzi-los nas aulas.
Presença do público na Biblioteca
Ao todo, a Biblioteca ficou um ano e cinco meses de portas fechadas para o empréstimo de livros de maneira presencial, e desde então, conforme ressaltou Vanessa, o movimento vem se normalizando ao que era antes da pandemia. O público diário varia de 30 a 80 pessoas, dependendo se o dia terá alguma programação como a contação de histórias, que reúne um grande volume de alunos. “De visitantes, chegamos a quase 3 mil por mês, atingindo de 200 a 300 crianças. Com elas, movimenta bastante, onde a gente incentiva e forma esses leitores desde pequenos”, disse a coordenadora. No mês de maio, a Biblioteca recebeu 1200 visitantes. “O pessoal está voltando, recomeçando a buscar os livros normalmente. E nós estamos sempre disponíveis, de portas abertas”, acrescentou Vanessa Hickmann.
O que os leitores buscam
Com um acervo de cerca de 15 mil livros, divididos em seções que vão do infantil ao adulto, a Biblioteca contabilizou no mês de maio uma média de 500 visitantes que realizaram empréstimos, devoluções ou cadastro. São mais de 5 mil usuários cadastrados, com cerca de 30 novos cadastros por mês.
Conforme analisou a coordenadora da Biblioteca, diariamente, o público que se aproxima e circula pelas estantes da Biblioteca geralmente são mulheres adultas que leem romances. “A gente nota que aquele público espontâneo, sem esse trabalho com formação nas escolas, é um público mais adulto e principalmente mulheres. E os homens acabam procurando mais biografias, algo de história, enquanto as mulheres são mais voltadas para o romance”, esclareceu Vanessa.
Em contrapartida, o público jovem busca o acervo de maneira distinta, sendo mais presente nas redes sociais. “Tentamos buscar o jovem e ele vem, muitas vezes, com uma dica do professor e pedido da escola, vendo se a Biblioteca tem esse livro”, esclareceu a coordenadora, acrescentando que isso reflete no acervo atualizado e contemporâneo que tentam trazer, incluindo ações nas redes sociais, buscando atingir esse público. “Em fevereiro fizemos um sorteio de livros para quem indicasse outra pessoa para se cadastrar na Biblioteca e foi sucesso, conseguimos dobrar a média mensal de cadastros”, contou.
Onde você encontra a Biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski está localizada na Rua Morom, nº 2019. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para realizar o cadastro para empréstimo de livros, é necessário o documento de identidade e CPF, além do comprovante de residência. Os livros podem ser renovados via redes sociais e telefone, além de ser possível pesquisar as obras disponíveis no acervo previamente pelo site gnuteca.pmpf.solis.com.br.