Espaço independente reúne obras de artistas gaúchos

Inaugurada em junho deste ano, galeria de arte convida a população regional a apreciar o cenário artístico do Rio Grande do Sul

Por
· 2 min de leitura
Atualmente, o espaço físico da galeria está localizado na Rua Fagundes dos Reis, no Centro de Passo Fundo. (Foto: Diogo Zanatta/Divulgação)Atualmente, o espaço físico da galeria está localizado na Rua Fagundes dos Reis, no Centro de Passo Fundo. (Foto: Diogo Zanatta/Divulgação)
Atualmente, o espaço físico da galeria está localizado na Rua Fagundes dos Reis, no Centro de Passo Fundo. (Foto: Diogo Zanatta/Divulgação)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mercado artístico ganhou, há poucos meses, um novo espaço de exposição em Passo Fundo. Reunindo obras de diferentes estilos e linguagens, produzidas exclusivamente por artistas gaúchos, a Galeria Dois abriu as portas em junho deste ano com o objetivo de convidar a população regional a usufruir do cenário artístico e suprir, de certa forma, a escassez de galerias de arte no município.

Estudante de Arquitetura e Urbanismo e idealizadora do projeto, Gabriela Braz Borges conta que a ideia de abrir uma galeria de arte surgiu, inicialmente, como uma forma de unir suas duas paixões: a arte e a arquitetura. “O campo entre arte e arquitetura é meio estreito e a galeria em si é algo que une esses dois assuntos. Então, a Galeria Dois foi uma maneira que eu encontrei de reunir dois universos que eu gosto muito”, conta.

Aos poucos, no entanto, os planos foram ganhando propósitos ainda maiores, diante da percepção de que o município, embora estivesse avançando em inúmeros setores, ainda carecia de espaços ligados ao mercado artístico. “Em outros lugares, existe um mercado de artes muito mais amplo do que aqui. É uma cidade com muito potencial, mas que ainda tem poucos espaços no campo das artes”, observa a idealizadora.

O ímpeto de criar um espaço para a exposição e venda de obras de arte também foi alimentado, ainda segundo Gabriela, pelo incentivo do namorado da estudante, que já possuía um acervo particular de peças artísticas. “Nós também temos amigos em outras cidades do Estado que são artistas, o que nos proporcionou uma conexão com mais artistas de fora daqui, que nos apoiaram na ideia de criar uma galeria em Passo Fundo”, revela, destacando como todos esses aspectos acabaram culminando para que o plano fosse tirado do papel.


Diversidade artística

Com cerca de 60 obras de artistas gaúchos em exposição, a Galeria Dois tem dado seus primeiros passos rumo ao propósito de oferecer mais visibilidade aos artistas regionais. Na galeria, é possível conferir obras de arte contemporânea criadas com diferentes técnicas, como pintura, serigrafia, litografia e xilogravura, e assinadas por artistas como Claudia Sperb, Lenko, Paulo Chimendes, Rodrigo Pecci, entre outros. As artes podem ser compradas no espaço físico da galeria (atualmente, instalado na Rua Fagundes dos Reis, 466, no centro de Passo Fundo) ou através do site www.galeriadois.com.


Planos nômades

Apesar de atualmente a galeria contar com um espaço próprio, Gabriela Borges adianta que, em breve, a exposição coletiva deve deixar o local e passar a funcionar de forma itinerante. “Desde o começo, a Galeria Dois tem sido desenvolvida como um experimento. Nada é definitivo. Esse espaço onde estamos hoje foi escolhido para vermos como Passo Fundo se manifestava diante de uma galeria. Recebemos aqui alguns olhares curiosos, mas pensamos agora que seria legal estar em um espaço mais movimentado, para um público diferente e estar em contato com mais pessoas”. É por isso que, a partir da próxima semana, a exposição será transferida para o Bokinha, na Rua Independência.

Os planos para os próximos meses também incluem ocupar, nesse espírito nômade, para outros espaços da cidade. “Queremos, através da galeria, fazer uma curadoria e organizar exposições coletivas, envolvendo os artistas locais para despertar essas pessoas que têm potencial e que, às vezes, estão escondidas por falta de incentivo. Também quero, no futuro, desenvolver projetos artísticos voltados para as crianças, incentivando a arte lúdica. Nossa ideia não é só vender obras, mas espalhar a arte pela cidade e desenvolver trabalhos sociais que façam sentido para todo mundo”, pontua.

Artistas interessados em participar de futuras exposições da Galeria Dois podem entrar em contato por e-mail ([email protected]) ou pelo WhatsApp (54 9 9199 0909).

Gostou? Compartilhe