O Museu de Artes Visuais vinculado a Universidade de Passo Fundo em parceria com o SESC Passo Fundo apresentam a exposição “A Imagem da Palavra” da artista Ruth Schneider.
A mostra faz parte da 16° Primavera de Museus, evento que ocorre em todo o território nacional, sendo coordenado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Neste ano de 2022 tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, a iniciativa propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações (IBRAM).
Segundo Jessica Colet, curadora da exposição, a proposta traz a necessidade de explorar diferentes visões da produção visual da artista, apresentando como ela utiliza a escrita como um recurso visual em suas obras: “Em um contexto em que o discurso verbal e o imagético se complementam e se fundem em um mesmo enunciado torna-se evidente a plasticidade da palavra, que pode ser dotada da mesma força criativa da linguagem visual”.
O Museu aproveita a oportunidade para divulgar e democratizar o acervo da artista que dá nome a sua instituição, dessa forma, a proposta arca também com uma função didática, propondo diálogos e oportunizando o pensar acerca da temática direcionada, a qual pode ser abordada com diversos desdobramentos no projeto expositivo.
São nove obras da artista que estão sendo exibidas no local. A exposição fica disponível de 01 a 30 de setembro.
Outras ações
Para a próxima semana está previsto a abertura da exposição “Chegadas e Partidas: as memórias das locomotivas por Glauco Pinto de Moraes” na Biblioteca Central do Campus I da Universidade de Passo Fundo. O projeto também faz parte da 16° Primavera de Museus e ainda propõe uma ação educativa de interatividade através de um jogo didático sobre a história do município.