Ghadyego Carraro apresenta o álbum Tribute, em concerto no Teatro Sesc

Um disco fundamental, com produção impecável, traz releituras de canções e homenagens a Piazzolla, Tom Jobim, Milton Nascimento e Gilberto Gil

Por
· 3 min de leitura
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não é de hoje que Ghadyego Carraro está trilhando sua carreira. Contrabaixista, compositor, professor, pesquisador e arranjador musical, nascido em Passo Fundo (RS), o artista lança seu álbum Tribute, com apresentações em Passo Fundo, nesta quinta-feira (22) no Teatro Sesc. O disco traz releituras de músicas que marcaram a vida de Carraro e homenageia algumas de suas influências, como Tom Jobim, Astor Piazzolla, Gilberto Gil, Dominguinhos, Arthur Maia Alegre Corrêa, Milton Nascimento, entre outros.

“Tribute é um disco ímpar na minha carreira, pois se trata de uma homenagem aos mestres que tanto me influenciam. Aqueles músicos que de alguma maneira acrescentaram algo de especial na minha relação com a música”, comenta Ghadyego Carraro. Ainda este ano vai a Porto Alegre para dois concertos (dias 5 de novembro e 10 de dezembro) e, para 2023, já estão programadas apresentações em Brasília, Goiânia, São Paulo e Florianópolis.

 

Influências

O álbum Tribute contém arranjos originais de obras que marcaram a vida de Ghadyego Carraro. No repertório, novas perspectivas de músicas como Wave, de Tom Jobim, numa abordagem original para baixo e voz, propondo um olhar interativo sobre a obra; o mesmo para Oblivion, de Astor Piazzolla, que recebeu um arranjo de cordas e explora novas texturas sonoras; Lamento Sertanejo, de Dominguinhos, traz o lirismo vocal e a tessitura grave do contrabaixo; uma perspectiva jazzística e profunda aparece em Sonora, de Arthur Maia; em O Peixe, de Ronaldo Saggiorato, o trabalho traz o viés dos gêneros musicais típicos do nordeste brasileiro, como o maracatu e baião; já em Encontro das Águas, de Alegre Corrêa, o olhar se volta para os aspectos sonoros da música sul-americana e a chacarera se mistura à música do mundo, assim como em Vera Cruz, de Milton Nascimento e Márcio Borges, na qual a interação em grupo se torna o ponto forte. Participaram da gravação deste álbum nomes importantes da cena musical brasileira e internacional como Pirisca Grecco (voz), Rogério Pitomba (bateria), José Staneck (harmônica), Ronaldo Saggiorato (baixo), Alegre Corrêa (voz e violão), Anaadi (voz), Joaquin de la Montagna (saxofone), Di Stefano (bateria), Lauren Conklin (violino), Cristian Sperandir (piano), Sandro Bonato (bateria). Os arranjos são assinados por Carraro que também foi responsável pela produção e direção musical.

 

Quinteto

 O concerto de Passo Fundo terá a forma de quinteto, com as participações de Daisson da Silva (trombone), Bruno de Césaro (bateria), Anna Kraczuski (voz) e Gabriel Optiz (violão/guitarra). No repertório do concerto além de propor um olhar peculiar sobre a obra desses artistas fundamentais da música contemporânea, Ghadyego apresenta inúmeras composições que trazem o diálogo do jazz com a música sul-americana tendo como ponto alto da performance a interação em grupo e a improvisação. E aí entram também outros artistas e influências, como Pat Metheny, Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Athaualpa Yupanqui e Mercedes Sosa. E é claro, as composições de Ghadyego. “Tributo é uma palavra que me remete a inúmeros sinônimos sonoros, demonstra o meu respeito por esses artistas e o desejo de expressar a minha arte através das histórias musicais que eles já expuseram por meio de infindáveis composições. Por isso ofereço também o meu olhar musical, para celebrar esse universo rico e plural da música e cultura sul-americana”, acrescenta o músico.

 

Sobre o músico

Mestre em Performance Musical - Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor em História com ênfase em música sul-americana também pela Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolve inúmeras atividades de ensino e pesquisa com foco no contrabaixo, prática de conjunto, arranjo, harmonia e improvisação com foco no jazz, música brasileira e sul-americana, além de produções e gravações em estúdio. Com seu trabalho solo já se apresentou em festivais e clubes de jazz na Itália, Alemanha, França, Suíça e Portugal onde também gravou ao vivo o álbum Ghadyego Carraro Trio - Live in Lisbon. Entre seus trabalhos lançados estão Influências (2010), DVD Ghadyego Carraro Group (2013), GAMM (2017 - CD/DVD), Ghadyego Carraro Trio live in Lisbon (2019), Connections (2020), Tribute (2020), Soundscapes of South America (2021), os dois últimos focados no trabalho de composição e arranjos.

Gostou? Compartilhe