“Passado, presente e futuro” é tema do 3º Congresso Estadual das Academias de Letras do RS

Sediado na Academia Passo-Fundense de Letras, evento acontece entre os dias 17 e 19 de novembro

Por
· 2 min de leitura
Congresso acontece na sede da Academia Passo-Fundense de Letras. (Foto: Divulgação/APLetras) Congresso acontece na sede da Academia Passo-Fundense de Letras. (Foto: Divulgação/APLetras)
Congresso acontece na sede da Academia Passo-Fundense de Letras. (Foto: Divulgação/APLetras)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Disponibilidade e compromisso à serviço das letras é o lema que guia a Academia Passo-Fundense de Letras (APLetras), que promove entre os dias 17 e 19 de novembro o 3º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul. Revivendo o passado, apresentando o presente e projetando o futuro, o encontro das letras busca repensar a verdadeira missão das academias, renascidas de um contexto pós-pandemia. 


Do passado ao futuro 

Durante o distanciamento social, as reuniões on-line se tornaram rotineiras e durante algumas delas, os 40 membros da Academia Passo-Fundense de Letras se questionavam o que poderiam fazer mesmo longe uns dos outros e qual seria a missão da associação nesse cenário. “Percebemos que um dos hobbies durante e depois da pandemia foi a leitura. Inclusive, há muitas estatísticas que falam do quanto as livrarias passaram a vender mais livros. Repensamos o livro, o seu formato digital e em papel. Será que o formato papel vai continuar existindo?”, refletiu a psicóloga educacional e atual presidente da Academia, Marilise Lech. 

Rodeados dessas dúvidas, o tema oficial do 3º Congresso surgiu, se apresentando como “Academias de Letras: passado, presente e futuro”. Assim, cada dia do evento será dedicado ao debate e reflexão acerca das finalidades e propósitos que moviam as academias no passado, quais são as ações dessas instituições no hoje e o que o futuro pode trazer. “O que temos que fazer para poder preparar o futuro? Porque concluímos que são os jovens para formação de leitores, de escritores. E o que estamos fazendo por isso e para isso?”, mencionou Marilise. 


Futuro da Capital Nacional da Literatura 

O sábado (19) de evento trará uma mostra do que a APLetras vem promovendo no dia-a-dia de Passo Fundo, incluindo o projeto “Identificando Talentos”. Toda semana alunos de escolas municipais vêm até o espaço da academia e se aproximam dos acadêmicos, aprendendo um pouco da sua arte. “Crônica, poema e outros diferentes gêneros de escrita. Eu falo sobre as ciências humanas e em nosso último encontro escrevemos cartas de gratidão”, contou a psicóloga, mencionando o projeto “Concurso Literário”, que envolve alunos do ensino médio.

Com conferências, depoimentos, painéis e mesas redondas com convidados da casa e de outras academias, o Congresso também irá divulgar materiais com pontos históricos de Passo Fundo, com o intuito de divulgar a cidade. “Estamos fazendo esforços para também honrar o título de Capital Nacional da Literatura que temos. A Jornada Nacional da Literatura não está acontecendo, mas estamos tentando manter isso vivo”, afirmou Marilise Lech. Paralelamente às palestras e mesas-redondas, acontecem exposições de banners com informações sobre as Academias de Letras participantes e a venda de livros dos autores presentes, com as respectivas sessões de autógrafos.


3º Congresso Estadual das Academias 

O congresso é organizado pela Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) e pela Academia Passo-Fundense de Letras. A primeira edição do evento foi realizada em Porto Alegre, em 2015, e a segunda em 2018, em conjunto com a Academia Santa-Mariense de Letras. 

Voltada a membros Academias de Letras e Centros Literários do Estado, bem como docentes e estudantes de cursos de Letras, História e Jornalismo, escritores e comunidade em geral, cerca de quarenta academias e centros literários, de trinta municípios diferentes, foram convidados. Até o momento, sete confirmaram presença, trazendo a expectativa de receber ao menos 80 pessoas por dia. “Reformamos a academia e conseguimos finalizar a colocação das cadeiras em nosso auditório, comportando 120 pessoas no espaço. Em Santa Maria reunimos 60 participantes e queremos superar esse número”, disse a presidente da APLetras. 


Inscrições

A atividade ocorrerá na sede própria da Academia Passo-Fundense de Letras, na Av. Brasil Oeste, 792. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.apletras.com.br. Os inscritos receberão certificado de vinte horas.

Gostou? Compartilhe