O ano de 2022 foi marcado pelo retorno regular à escola, e necessitou de um período de readaptação por parte de professores e alunos. Que sentimentos tudo isso gerou? Quais as angústias que ainda precisavam ser aplacadas? Em que medida foi possível aprender fora da escola? Será que os alunos sentiram falta da escola? Foi com o objetivo de responder essas e outras perguntas, que a Academia Passo-fundense de Letras propôs aos alunos de ensino médio das escolas da cidade um concurso literário, onde pudessem externar seus sentimentos.
O concurso resultou em livro, intitulado “Vivências na Minha Escola”, que será lançado na noite de hoje (16), em um evento na sede da Academia Passo-Fundense de Letras. “Ao escrevermos, podemos transformar sentimentos em palavras, organizando o caos que é o nosso pensamento, aumentando o autoconhecimento e a autoconfiança. A proposta foi fazer tudo isso dentro de diferentes gêneros literários como contos, poemas, e crônicas, e assim se fez”, diz a presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Marilise Brockstedt Lech.
Participaram do concurso alunos do Colégio Notre Dame, Colégio Tiradentes, Integrado UPF, EEEM Gen. Prestes Guimarães, Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis e Escola Municipal Urbano Ribas, sendo que todos os 120 alunos participantes tiveram seus textos publicados, no livro.
A comissão organizadora e julgadora, foi composta pelos Acadêmicos Cleusa Ochoa Ughini (Profa Piti), Silvana Scortegagna e Agostinho Both, e escolheu os três textos destaques, sendo que os vencedores do concurso foram: 1º Felipe Fontana Seganfredo, do Tiradentes, 2º Leonardo Juliano Melito dos Santos, também do Tiradentes, e 3º Gabriela Dalbosco, do Integrado UPF.
Mérito Cultural
O evento desta noite, além de marcar o lançamento do livro, também será o encerramento do ano da Academia Passo-Fundense de Letras. A atividade, que inicia às 19 horas, na sede da entidade, localizada na Av. Brasil, 792, é aberta ao público, e marcará a Entrega do Mérito Cultural Antonio Xavier e Oliveira ao homenageados deste ano: Alexandre da Rosa Vieira, Ávaro Damini, Cristiane Rodrigues de Araújo, Douglas Ernesto Carraro, Erasmo Carlos Batistella, e Pedro Henrique Brair. Além disso, haverá uma pequena exposição sobre os 100 anos da Semana da Arte Moderna.