Felipe Alvares mostra versatilidade do baixo elétrico em ‘Um lugar seguro’

Primeiro disco do músico traz repertório gravado apenas com o instrumento de cinco cordas

Por
· 2 min de leitura
Foto: Guilherme Benck Foto: Guilherme Benck
Foto: Guilherme Benck
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para quem ainda não conhece a versatilidade de um baixo elétrico, a dica é ouvir ‘Um Lugar Seguro’, primeiro disco do músico e professor, Felipe Batistella Alvares. Ou então, conferir ao vivo no show de lançamento que acontece nesta quarta-feira (16) na Livraria Outras Páginas, na rua Bento Gonçalves, nº 53, centro, a partir das 18h30. A entrada é gratuita.

O disco é resultado de um trabalho que vem sendo lapidado por Felipe há cerca de dez anos. No repertório, ele traz composições autorais e alguns clássicos da música regional gaúcha, em um formato nada convencional. Todo o disco foi arranjado e gravado utilizando única e exclusivamente o baixo elétrico de cinco cordas.

O músico explica que a proposta é justamente elevar o instrumento à condição de solista, trabalhando os arranjos com acordes, assim como a acontece no violão e na guitarra. Na teoria musical, o termo utilizado para definir o estilo é chamado de aproximação idiomática.

Felipe é um estudioso e pesquisador da música, com graduação  em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, onde também concluiu o mestrado, além de doutor em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado em Perfomance Musical na Universidade de Aveiro, em Portugal, tendo o baixo como objeto de estudo. Desde 2008 ele se dedica ao ensino em escolas particulares de música, escolas municipais e universidades. Também é professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) atuando nas áreas da Música, da Educação e da Produção Multimídia.

Paralelo ao ambiente acadêmico, o músico, de 43 anos, natural de Júlio de Castilhos, desenvolveu uma carreira nos palcos, participando de shows e festivais, tocando ao lado de diversos cantores e cantoras. Somente com o violonista Marcello Caminha foram oito anos de parceria. Em 2006 ele integrou a banda base no projeto Canto e Encanto Nativo, da gravadora Acit.

A ideia, segundo ele, de gravar um disco utilizando apenas o baixo, começou a ser formatada ainda em 2006, a partir dos primeiros arranjos do tema Sétima do Pontal, de Renato Borghetti e Veco Marques. A música é a terceira do disco, que traz ainda outras nove, incluindo, Tropa de Osso, de Luiz Carlos Borges e Humberto Zanatta, Pra Ana Maria, do santa-mariense, Gustavo Assis Brasil, Novos Rumos, de Luciano e Rodrigo Maia, e a autoral que dá nome ao CD, Um lugar seguro.

 “Utilizei elementos como os ritmos de Chamamé, Milonga e Chacarera de maneira híbrida trazendo outras matizes musicais como a MPB, o Jazz e o Tango” explica o autor.

Felipe se encarregou de todo o processo de gravação, realizado em seu home studio, em Passo Fundo. A mixagem e masterização do CD físico foi realizada em parceria com o professor da Universidade Federal de Santa Maria, Patrício Contreras. O disco físico em breve será disponibilizado para aquisição.Enquanto isso, as músicas já podem ser acessadas pelo Spotify.


Referência

Figuras importantes do jazz gravaram trabalhos apenas com baixo elétrico, mas a principal referência de Felipe no instrumento é o passo-fundense Ronaldo Saggiorato (Gringo). Radicado há vários anos em Campinas-SP, o músico faz seus arranjos utilizando-se de acordes no baixo de seis cordas. “Quando escutei o Ronaldo tocando dessa maneira, vi que era possível fazer a melodia com a harmonia ao mesmo tempo, na mesma linguagem do violão. Sem dúvidas ele um dos maiores baixistas do Brasil”, afirma.

 

Show de lançamento

No show de lançamento, Felipe vai interpretar parte do repertório apenas com seu baixo, como na gravação do disco. A segunda parte será no formato trio, acompanhado dos músicos Márcio Kbecinha (bateria) e Marcio Sganzerla (teclados).


Serviço

Show de lançamento do CD Um lugar seguro

Onde: Livraria Outras Páginas

Endereço: Rua Bento Gonçalves, nº53, centro

Horário: 18h30

Entrada gratuita

Gostou? Compartilhe