Yamandu Costa conhece projeto pedagógico da Escola Pública de Música

Artista homenageado pela Prefeitura de Passo Fundo com a nomenclatura do espaço e do programa de musicalização no município participou do primeiro encontro com os instrutores que atuarão nas oficinas

Por
· 2 min de leitura
Foto: Michel SanderiFoto: Michel Sanderi
Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A um dia da inauguração oficial da Escola Pública de Música Yamandu Costa, o músico passo-fundense homenageado pela Prefeitura de Passo Fundo com a nomenclatura do espaço sede da Escola e do programa de musicalização no município, Yamandu Costa, visitou o gabinete do prefeito, Pedro Almeida, para dialogar sobre a ação do ensino de música nas escolas e também sobre o significado destes programas na formação cidadã dos alunos. “A Escola Pública de Música é uma grande proposta que integra o programa das Cidades Educadoras. A partir deste modelo, vamos ampliar para outras áreas como o meio ambiente e o trânsito, por exemplo”, disse Pedro.

O prefeito também agradeceu a vinda de Yamandu ao município para participar da solenidade de entrega da sede da Escola Pública de Música e reforçou o compromisso da gestão com a promoção de iniciativas de valorização da arte, da cultura e da educação.

Após a visita ao prefeito, Yamandu participou do primeiro encontro de formação com os instrutores que atuarão nas oficinas. Durante a tarde desta quarta-feira (15), Yamandu compartilhou suas experiências de formação musical e conheceu os detalhes que estruturam a iniciativa da Administração Municipal de promover o ensino de música para os alunos da rede pública de educação.

Conforme Yamandu, retornar a Passo Fundo para participar do lançamento de um projeto educacional envolvendo a musicalização de crianças e adolescentes é uma “alegria imensa, porque representa uma oportunidade de reconhecer o quanto a música é fundamental não apenas na minha vida, mas para toda a sociedade”. “Acredito muito nesta iniciativa de Passo Fundo, pois precisamos ampliar o acesso das pessoas à arte, incluí-las e oferecer estes espaços de formação. A Escola Pública de Música é uma ferramenta que pode potencializar estes processos”, defendeu o músico.

A Escola Pública de Música Yamandu Costa vai contemplar alunos de 32 escolas da Rede Municipal de Ensino, distribuídas em quatro quadrantes. As atividades também ocorrerão na sede da Escola, construída no Parque da Gare. De acordo com o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, serão oferecidas oficinas nas modalidades de Cordas, Cordas Friccionadas, Sopro e Percussão. “Os instrutores da Escola Pública já estão sensibilizando os estudantes das escolas municipais, anunciando o início das aulas e explicando como será o funcionamento desta iniciativa”, explicou Teixeira, complementando que o programa pedagógico que orienta a Escola Pública de Música foi construído objetivando a inserção e a promoção da musicalidade nos ambientes escolares.

Para o maestro da Escola Pública de Música, Rodrigo Ávila, a oportunidade de apresentar as ações do projeto e a estrutura curricular do ensino das diferentes modalidades que serão oferecidas nas escolas ao músico que empresta o seu nome e a sua trajetória para nomear o programa é “inspirador e também um desafio”. “Estamos muito empenhados em fazer deste um grande projeto. E ter o Yamandu como inspiração e modelo para o nosso trabalho nos enche de determinação”, afirmou. As aulas serão ministradas por professores de Música e auxiliares, contratados por meio de processo seletivo.

A inauguração da sede da Escola Pública de Música Yamandu Costa ocorre nesta quinta-feira (16), às 9h, no Parque da Gare. A atividade integra a programação do Festival de Música de Passo Fundo, uma ação da Prefeitura para marcar as comemorações da Semana da Música.

Gostou? Compartilhe