O Carnaval de Rua de Passo Fundo vai reunir na avenida escolas de samba, grupos culturais de matrizes africanas e até mesmo, uma invernada artística do CTG Moacir da Motta Fortes. Promovida pela Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo, o evento acontece neste sábado (25) no Parque da Gare da avenida Sete de Setembro.
Responsável pela organização do desfile, o presidente da Liga, Felipe Machado, afirma que a iniciativa é uma forma de manter viva a tradição dos desfiles de rua da cidade. Além disso, pretende mostrar que é possível transformar a festa em uma atividade comercialmente rentável.
Sem ajuda financeira da prefeitura, as escolas realizaram diversas promoções nos últimos meses para pagar as despesas da organização. A última delas, para escolha da corte do carnaval, contou com um público de aproximadamente 300 pessoas. A festa aconteceu na quadra da Acadêmicos do Chalaça, na vila Annes. Representando a escola União da Vila, Bianca Tamires foi eleita a rainha do carnaval 2023.
O desfile deste sábado vai contar com a participação das escolas de Samba, Academia de Samba Cohab I, Acadêmicos do Chalaça e União da Vila. Não haverá disputa entre as agremiações, nem alas fantasiadas. “Teremos apenas alguns destaques com fantasias. Foi uma maneira de padronizar e não deixar ninguém no prejuízo. Será uma preparação para o carnaval de 2024, que promete ser um dos maiores na história da cidade”, projeta o presidente.
Como não haverá estrutura de arquibancada ao longo da Sete de Setembro, a recomendação é de que o público leve cadeiras de casa. A Liga está disponibilizando 30 mesas, com quatro cadeiras, no valor de R$ 100. “Será o carnaval da superação. Teremos a presença de figuras do carnaval de Cruz Alta, Porto Alegre e do Rio de Janeiro. Todos contribuindo voluntariamente com a nossa festa”, afirma Felipe.