Espetáculos de dança, teatro, música, cinema, exposição, além de oficinas e workshops, estão na programação da edição do Aldeia Sesc, que acontece de 4 a 8 de outubro, pelos palcos, praças, escolas, e até mesmo nas faixas de segurança, de Passo Fundo. A movimentação cultural faz parte de um projeto nacional do Sesc, e tem nesta edição, a temática Brasilidades. No Rio Grande do Sul, o Aldeia acontece também nas cidades de Caxias do Sul, Santa Rosa, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Todas as ações serão gratuitas, mas é preciso retirar o ingresso antecipadamente.
Diretora do Sesc Passo Fundo, Aline Pasquale, explica que esta é a primeira participação da unidade no projeto. O pedido para inclusão do município no circuito nacional ocorreu durante reunião em Porto Alegre. “Fizemos um esforço e fomos atendidos. O Aldeia reúne artistas locais e de outros estados, possibilitando um intercâmbio importante. Também teremos uma programação que contempla as mais variadas manifestações artísticas”, afirma. O evento tem apoio da prefeitura de Passo Fundo.
A abertura do Aldeia acontece na próxima quarta-feira (4), com leitura de poesias e apresentações de dança pelas ruas da cidade. Artistas locais participam de um cortejo pela rua Moron, marcado para às 17h. logo após a abertura oficial, será exibido o espetáculo “Ninguém sabe o meu nome”, estrelado pela atriz Ana Carbatti.
Programação Aldeia Sesc 2023
De 04 a 07/10
Exposição: TERRAGRITA de Paulo Corrêa
Horário: Das 08h30 às 17h30 (demais turnos com agendamento)
Local: Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Av. Brasil Centro, 758)
Indicação etária: Livre
Sinopse: TERRAGRITA são traços, rastros afros e cortes profundos, demostrando a dor da terra que grita nas encostas, nos rios e nos campos. O percurso do homem sob o planeta terra deixa marcas visíveis de animal poluidor sem limites. A humanidade já produz dois bilhões de toneladas de lixo ao ano, que é um dos mais graves problemas ambientais do planeta, na atualidade. A arte exerce o papel de questionar ações e exigir mudanças de comportamento. A arte impulsiona os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação. Tem o poder de sensibilizar e proporcionar uma experiência estética, transmitindo emoções ou ideais. A exposição é idealizada pelo artista visual Paulo Corrêa, tem curadoria de Sabrina Stephanou.
04/10 (quarta-feira)
Poesia na Rua - com Artistas Locais de Passo Fundo (RS)
Horário: Durante todo o dia – a partir das 14h
Local: Nas ruas de Passo Fundo
Gênero: Literatura/Intervenção Cultural
Sinopse: Uma intervenção cultural que destacará os trabalhos literários de autores locais. Ao longo do dia, artistas locais estarão nas ruas da cidade com leituras de poesias.
Dança na Faixa: Passos Brasileiros - Bailarinos Locais de Passo Fundo (RS)
Horário: durante a tarde – início às 14h
Local: Nas ruas de Passo Fundo
Gênero: Dança
Sinopse: Uma intervenção cultural nas faixas de segurança da cidade de Passo Fundo em palcos efêmeros de danças típicas brasileiras. Artistas locais celebrarão as tradições e ritmos do Brasil - samba ao forró, do frevo ao baião - sempre que o sinal estiver fechado.
Cortejo - Artistas Locais de Passo Fundo (RS)
Horário: 17h
Local: Rua Moron
Sinopse: A rua Moron se transformará em um vibrante cortejo cultural, onde artistas locais das mais diversas linguagens - músicos, atores, dançarinos e mais - se reunirão para celebrar a criatividade e a diversidade.
Solenidade Abertura Aldeia Sesc Passo Fundo
Horário: 19h30
Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil Centro, 758)
Peça teatral Ninguém Sabe Meu Nome com Ana Carbatti
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil Centro, 758)
Gênero: Teatro
Indicação etária: 12 anos
Sinopse: É um espetáculo teatral solo voltado para o público jovem e adulto, acerca dos códigos racistas tácitos da sociedade, seus impasses, impactos e possíveis propostas de reparo. Da reflexão ao entretenimento, provocando engajamento e empatia, ao distinguir o problema do preto e o problema do branco. Iara, só quer ter a certeza de que seu filho vai chegar a idade adulta e se tornar um cidadão comum e respeitado. Sob a direção artística de Inez Viana e Isabel Cavalcanti, a peça é interpretada pela atriz Ana Carbatti.
Ingressos: Gratuitos com retirada no Sesc Passo Fundo ou no nosso site: sesc-rs.com.br/espetaculosculturais
05/10 (quinta-feira)
Yangos e Lucio Yanel - Entre Fronteiras
Abertura com os alunos da Escola Pública de Música Yamandu Costa
Horário: 19h30
Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil Centro, 758)
Gênero: Música
Indicação etária: Livre
Sinopse: O renomado violonista Lucio Yanel e o grupo Yangos, uma das referências da música instrumental sul-brasileira, uniram forças para criar um encontro único e envolvente entre mestre e discípulos. Essa colaboração marca um importante marco artístico para ambas as partes. Lucio Yanel, reconhecido internacionalmente como um dos alicerces do violão solista na música regional sulina, conquistou audiências em diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há muitos anos, seu trabalho influenciou uma geração de músicos, como Yamandú Costa, Marcello Caminha, Maurício Marques (Quarteto Maogani) e Ricardo Martins. Sua maneira única de tocar ampliou a difusão de gêneros latino-americanos, como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba, no Sul do País. A abertura será feita com a Escola Pública de Música Yamandu Costa.
06/10 (sexta-feira)
Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre
Após bate-papo com: Boca Migotto e mediação de Eduardo Wannmacher
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil Centro, 758)
Gênero: Audiovisual/Documentário
Indicação etária: Livre
Sinopse: O documentário aborda quarenta anos e três gerações de um certo cinema gaúcho. Portanto, é um filme sobre cinema, mas também sobre o Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre. Por isso, não deixa de ser, também, um filme sobre a América Latina e sobre a fronteira que une e separa a América de colonização espanhola do Brasil. Em nenhum outro lugar do país é possível vencer a fronteira em apenas um passo e isso diz muito sobre os gaúchos. De um lado a Argentina e o Uruguai, do outro, o Brasil e, nessas andanças, o cinema gaúcho é quase como um espelho que reflete os inúmeros conflitos deste Brasil quase hermano.
07/10 (sábado)
RAPajador com Chiquinho Divilas
Horário: 16h
Local: Praça Tochetto
Gênero: Música
Indicação etária: Livre
Sinopse: RAPajador é um projeto musical que aproxima a Cultura Hip-Hop à Cultura Sul Riograndense e mesmo Platina, propondo um encontro das rimas do rap com os versos da pajada, mediados pelas intervenções eletrônicas produzidas por um DJ. A proposta mobiliza o rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood desde 2018. Com um discurso que mergulha na história da cultura afro-brasileira no estado do Rio Grande do Sul, através de rap, valorizando uma história que pouco foi abordada no RS. O RAPajador tem como escopo a união entre duas manifestações artísticas presentes na cultura brasileira, mas com “sotaques” diferenciados, vez que, tanto o rap quanto a pajada (payada), tem como principal fundamento o verso – tanto escrito quanto improvisado. A linguagem busca atrair o público para a cultura regional rio-grandense com a fluência do rap, tendo como elo o acordeon – instrumento típico do RS e o verso e linguajar gaúcho, sem, com isso, torná-lo caricato.
Suspiro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil Centro, 758)
Gênero: Dança
Indicação etária: Livre
Sinopse: Suspiro é o ato de “se conhecer”, de conhecer o meio, seu espaço, seu lugar, sua casa, seu lar, seu porto.
Suspiro é a alegria, a tristeza é a força da alma em continuar tentando, procurando. O espetáculo é um registro material da cultura mutante que mescla performance, dança, arte urbana/graffti, videodança.
08/10 (domingo)
Cadica Cia de Dança + Renato Borghetti
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil Centro, 758)
Gênero: Dança e Música
Indicação etária: Livre
Sinopse: Um espetáculo que mistura música, dança com muito sapateado, bombos legueros, castanholas ao som de Renato Borghetti. No elenco, Cadica Cia de Dança, que em 29 anos já viajou pelo mundo, formou bailarinos, apresentou diversos tipos de espetáculos e Renato Borghetti, instrumentista gaúcho, um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional e que interpreta e compõe temas inspirados no folclore do Rio Grande do Sul.
Programação Paralela
Teatro A Mil – Espetáculo: Nesse mundo de ilusão, Timbre ensina uma lição
Data: 05 e 06/10
Horário: às 10h e às 15h
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil Centro, 758) e escolas públicas
Gênero: Teatro
Indicação etária: de 7 a 12 anos
Agendamento gratuito para escolas públicas. Mais informações (54) 3313-4318 ou pelo WhatsApp (54) 3311-9973.
Sesc Mais Leitura
Amante do Drama - O poeta e a Inspiração com Guerreiro Poeta
Data: 05 e 06/10
Horário: Às 10h e às 15h
Local: Teatro Múcio de Castro (Av. Brasil Centro, 792)
Gênero: Literatura
Indicação etária: Anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA
Agendamento gratuito para escolas públicas. Mais informações (54) 3313-4318 ou pelo WhatsApp (54) 3311-9973
Sinopse: Apresentação e mediação do livro de poesias “Amante do Drama - o poeta e a inspiração”. O livro traz como tema central poesias que relatam o conflito do poeta e sua própria inspiração e a busca por redenção numa luta com seus sentimentos, dores, sonhos, amores e vida. O Poeta busca incentivar os jovens estudantes a serem protagonistas de suas vidas, a acreditarem em seus sonhos e, através de um bate-papo literário, propõe uma troca de vivências, onde relata sua trajetória na arte e na vida, intercalando as falas com intervenções poéticas e música (Rap).
Projeto Nas Trilhas da História
com o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e Arquivo Histórico Regional (AHR)
Data: 07/10
Horário: 14h
Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Uruguai, 1717 – Centro – em frente a Praça Tamandaré)
Gênero: Caminhada Histórica
Indicação etária: Livre
Inscrições: Evento gratuito. Mais informações (54) 3313-4318 ou pelo WhatsApp (54) 3311-9973
Sinopse: O projeto Nas Trilhas da História é mais uma das ações conjuntas entre Arquivo Histórico Regional (AHR/PPGH-UPF) e Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e se configura em ações de visitação guiada na cidade de Passo Fundo visando articular informações de história, cultural e educação patrimonial referentes à cidade.
Ações Formativas
Sesc Dramaturgia: Oficina Afrotempos
Data: De 06 a 08/10
Local: Rito Espaço Coletivo (Rua Aníbal Bilhar, 900 A)
Indicação etária: 18 anos
Sinopse: Dramaturgia, corpo e presença em um workshop teórico-prático com Thiago Pirajira.
Inscrições: no Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30 – centro)
Mais informações: (54) 3313-4318 ou pelo WhatsApp (54) 3311-9973.
Oficina Graffiti com Jackson Brum
Data: 07/10
Horário: 17h
Local: Foyer do Teatro do Sesc (Av. Brasil Centro, 758)
Indicação etária: a partir dos 12 anos
Sinopse: Oficina teórica e prática, abordando a história e a contextualização do grafite, com técnicas básicas do uso da tinta spray.