Romaria de Nossa Senhora Aparecida reuniu aproximadamente 100 mil devotos

Programação segue na quinta-feira com a romaria das crianças

Por
· 3 min de leitura
Milhares de pessoas participaram da missa campal da manhã de domingo Milhares de pessoas participaram da missa campal da manhã de domingo
Milhares de pessoas participaram da missa campal da manhã de domingo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


O domingo (8), amanheceu nublado, com temperaturas baixas, e  um pequeno chuvisco em Passo Fundo. Mas o clima não assustou os milhares de romeiros que participaram de um dos eventos religiosos mais significativos da região sul do Brasil: a 42ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida.

 

Apesar das condições climáticas, os fiéis das mais diversas regiões viajaram até Passo Fundo para participar desta manifestação de fé, que celebra a Padroeira do país. De ônibus, carro, bicicleta, ou andando, os romeiros, fizeram o percurso da Catedral até o Santuário. Alguns estavam sozinhos, outros preferiram cumprir suas promessas com amigos e familiares, ou ainda acompanhados de seus animais de estimação.

 Entre os romeiros, estavam as amigas, Adriana Lúcia Weiler e Taíse Pedrotti Gomes, ambas são professoras da rede pública estadual e trabalham no município de Ernestina. Em um gesto de profunda devoção, elas trajavam roupas alusivas  às vestes da Santa, marcando a primeira participação na Romaria.

A motivação foi uma promessa feita à  Nossa Senhora Aparecida. Adriana revelou ter enfrentado inúmeras dificuldades para conquistar sua aposentadoria. A amiga Taíse, comovida com o sofrimento de Adriana, fez uma promessa à Nossa Senhora: se Adriana conseguisse alcançar sua tão desejada aposentadoria, ambas iriam à Romaria. Além disso, Adriana também pediu pela saúde de seu filho. Com gratidão e alegria, ela contou que as preces foram atendidas, e seu filho encontrou a cura.

 "Vi ela sofrendo e lutando muito, então fiz essa promessa para Nossa Senhora. Há poucos dias ela finalmente assinou a aposentadoria". E, já pensando no futuro, Taíse também expressou o desejo de retornar à Romaria assim que sua própria aposentadoria for confirmada, fortalecendo ainda mais os laços de fé.

Outra devota que enfrentou com determinação o trajeto, foi Sandra Rodrigues. 2023 marca os 32 anos consecutivos em que ela participa dos atos religiosos da Romaria. Sua devoção por Nossa Senhora Aparecida remonta à infância e, desde então, a Santa tem sido uma presença constante em sua vida. O que torna sua jornada ainda mais especial é o fato de que seus dois filhos pequenos a acompanham nessa peregrinação desde que nasceram.

 

 Sandra disse que sua única motivação é a gratidão. "Viemos para agradecer tudo que pedimos durante o ano. Mesmo naqueles anos que não são tão bons, nós viemos, pois Nossa Senhora sempre está do nosso lado". E para marcar esta Romaria, Sandra fez uma nova promessa. Agora que seus filhos estão um pouco maiores, ela deseja levar toda a família para visitar a imagem original, que está localizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

A 42ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo foi uma experiência que uniu gerações, reforçou a fé e mostrou a força das promessas cumpridas. Mesmo sob as nuvens carregadas, os devotos enfrentaram uma fila quilométrica para subir no novo Altar Monumento e chegar mais perto da imagem que vai permanecer durante todo o ano no espaço recém-inaugurado.

Estima-se que 100 mil pessoas passaram pelo Santuário neste domingo

 

O momento mais esperado da Romaria, é a  chegada da imagem da Santa, que sai do centro da cidade e faz um percurso de aproximadamente 1h30min até o Santuário.  A chegada foi por volta das 10h30min. Após, aconteceu uma missa campal, reunindo milhares de pessoas na área do santuário.

Segundo o padre Eberson Fontana, reitor do Seminário Nossa Senhora de Aparecida, muitos romeiros deixaram de ir com medo que pudesse chover durante os atos religiosos. Mesmo assim, ele estima de um público próximo a 100 mil pessoas. “O tempo atrapalhou um pouco, muitas pessoas acabam deixando para ir no dia 12, quando acontece a Romaria das Crianças, ainda assim, algumas estimativas ainda não confirmadas apontam que pode ter chegar próximo a 100 mil pessoas, tanto na procissão quanto quando ao longo do dia”, disse ele.

O padre destacou que os próximos dias serão de muito trabalho no santuário, já que ainda nesta segunda-feira, iniciaram os preparativos para a Romaria das Crianças e dos Jovens, que acontece na quinta-feira (12). 

Fotos Luciano Breitkreitz/ON 


Gostou? Compartilhe