“Ao redor do meu umbigo” é a maneira de contar e cantar ao mundo as coisas vistas por uma outra ótica, a de quem está em todo lugar e não deixa para trás a sua aldeia, o seu chão. Desse modo envolve a criação de texturas sonoras que passeiam pela cultura gaúcha e estão em sintonia com os sons do mundo, o que não poderia de ser uma novidade por tratar-se de um artista que pesquisa sons desde muito tempo. É possível perceber a milonga, mas também o pop, o rock e o jazz na concepção das melodias e dos arranjos.
As letras das canções são de compositores gaúchos contemporâneos que também possuem esta característica em seus trabalhos; originalidade, respeito à cultura local e músicas de caráter universal. A utilização de loops e ambiências sonoras, tanto realizadas em tempo real quanto programadas, traz tanto para artista quanto ao espectador, um diferencial artístico interessantíssimo, pois apesar da evolução tecnológica estar presente nas produções pops do mundo todo, na música pop regional gaúcha é quase uma novidade.
Trajetória
Sandro Cartier é mestre (2005) e doutor (2019) em educação pela Universidade de Passo Fundo-RS e Bacharel em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Tem experiência na docência em Música, com ênfase em práticas instrumentais e em instrumentos percussivos. Na área da percussão realiza pesquisa sobre Ritmos e instrumentos Brasileiros e sua utilização associados a tecnologia. Desta pesquisa possui dois livros editados, o primeiro versa sobre o berimbau e pandeiro e o segundo sobre o desenvolvimento da polirritmia. Em 2009 lança seu primeiro livro infantil “O Pirulito Pirou” onde busca apresentar a orquestra para as crianças de maneira lúdica e formativa. Em 2022 lançou seu segundo livro infantil “Um canto de esperança”. Este livro trata dos valores da família, da importância do respeito aos mais velhos e ao do meio ambiente. Possui extensa atividad