Certamente, o mais erudito momento na vida dos passo-fundenses é anual e gratuito. São as edições dos Concertos Comunitários Zaffari, um espetáculo que traz à cidade a arte que ultrapassa séculos e veste fraque. Na quarta-feira, 1º de novembro, não foi diferente. A magnânima acústica da Catedral Metropolitana valorizou as notas que vibravam nos instrumentos. Portas abertas ao público. A gala limitou-se aos artistas, cuja rigor no decoro acompanha a importância da música que executam. Mas o público trajou a descontração que acompanha a proposta do importante projeto da Companhia Zaffari: a música erudita de forma democrática, gratuita e alegre. Casa cheia, silêncio digno de um público muito bem educado. Em frente ao Altar, no mesmo nível do público, a Orquestra Theatro São Pedro foi aplaudia de pé em várias passagens.
Maestro Evandro Matté
Durante a apresentação, até os suspiros foram suprimidos pelas cordas dos violinos. Um silencioso respeito que entrou em dueto com a tonalidade grave do contrabaixo. O maestro Evandro Matté regeu a orquestra e ainda conversou com o público. Estava muito à vontade, pois já foi docente na Universidade de Passo Fundo. Usou a batuta para desenhar sobre as obras que desfilavam entre os lindos vitrais da Catedral. Papo rápido e direto, lembrou que as grandes obras surgiram de compositores muito jovens. E colocou em prática com a apresentação de um movimento de as Bodas de Fígaro, um desafio à técnica dos instrumentistas e à harmonia da orquestra. Exímios na técnica, eles não decepcionaram e até parecia que as notas saltitavam pelos bancos da Catedral. Mais aplausos reverenciados em pé.
Vozes educadíssimas
Se as cordas já fascinavam o público, as vozes líricas hipnotizaram. O maestro Evandro, literalmente, trouxe ao palco Kauanny Klein, cantora, compositora, instrumentista e produtora que integra a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, a Faculdade de Música da UPF marcou presença, pois foi aqui que Kauanny iniciou seus estudos. Era mais um encanto para o deleite dos olhos que brilhavam na atenta e silente plateia diante da técnica da soprano. O didático encontro com a erudição teve o tenor Sérgio Sisto. Assim, sob a batuta de Evandro Matté, quem assistiu flutuou nos extremos das notas vindas das requintadas vozes de Sisto e Kauanny ou de virtuoses instrumentistas. Essa era a proposta da viagem através de um repertório repleto de clássicos da música de concerto. Ao término, após efusivos aplausos, os olhares não disfarçavam os sentimentos que a alma exalava.
Concertos Comunitários
Os Concertos Comunitários Zaffari surgiram em 1987. Entre músicos, maestros, arranjadores, coral, corpo de baile e pessoal de montagem dos espetáculos, uma edição pode mobilizar até 300 pessoas. Em Passo Fundo, a integração começa com a apresentação na Catedral e, mantendo uma tradição de 36 anos, finaliza com um jantar no Grill Hall Panorâmico. Em 2023, o Grupo Zaffari mais uma vez se uniu ao Itaú Unibanco, a Associação Pró Música de Porto Alegre e ao Ministério da Cultura, para fazer o público vibrar com uma apresentação única e marcante. A Companhia Zaffari atua no mercado nacional há 88 anos, figura entre as principais empresas de autosserviço supermercadista do Brasil, no Rio Grande do Sul e São Paulo, conta com 40 lojas.
A Orquestra Theatro São Pedro
A Orquestra Theatro São Pedro de Porto Alegre foi criada em 1985. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro