Nesta sexta-feira (8) a comunidade se reunirá em celebração ao Feriado de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Passo Fundo. Na mesma data, a paróquia que carrega o mesmo nome da santa, localizada em frente à Praça Tamandaré, também comemora 176 anos de história.
Comemorações
Nesta semana, a paróquia preparou, em comemoração aos 176 anos, um tríduo especial, que consistirá em três dias de celebrações nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, sempre às 19h. O lema deste ano é “Nossa Senhora da Conceição: graça e missão”. Cada dia do tríduo será dedicado a um dos sacramentários marianos: um dia com o Santo Terço, outro com o escapulário e o terceiro com a Medalha Milagrosa.
Além das celebrações religiosas, a paróquia também oferecerá à comunidade a tradicional venda de pastéis e cucas durante o tríduo. No dia 8 de dezembro, a paróquia fará uma celebração especial às 10h, presidida pelo arcebispo Dom Rodolfo. Após a missa será servido um churrasco com cartões disponíveis para compra pelo valor de R$ 100, também será servido salada, maionese e sobremesa.
História
Segundo o pároco responsável, Thiago André Guimarães, a história da paróquia teve início em uma pequena capela no território onde hoje está situada a cidade de Passo Fundo. Na época, a comunidade de imigrantes portugueses se reunia na capela em devoção àSanta.
A capela, Inaugurada em 23 de agosto de 1835, surgiu através da doação de terra de Cabo Neves, onde hoje se localiza a Praça Almirante Tamandaré. Nessa época, aproximadamente 50 famílias residiam nos arredores onde atualmente se localiza a Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Com a instalação do município de Passo Fundo, em 7 de agosto de 1857, as autoridades civis e religiosas escolheram Nossa Senhora da Conceição como padroeira do município. Novas comunidades foram nascendo na região e estas pertenciam à Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Por isso, ainda hoje é chamada de “Igreja Matriz”, ou seja, “Igreja Mãe”.
Crédito foto: Matriz Conceição