Espetáculo Faixa de Graça comemora 10 anos com apresentação e oficina de teatro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As aventuras dos palhaços Canela e Eustáquio pelo mundo afora em busca de uma terra nova completa 10 anos em 2024. Para celebrar a data, o Grupo Ritornelo de Teatro realiza, neste sábado, feriado da Independência, uma apresentação especial do espetáculo Faixa de Graça, no Rito - Espaço Coletivo, às 16h. A entrada é gratuita.

Ao longo de uma década, os atores Sandro Pasini e Miraldi Júnior, caminhando e tombando e tornando a tombar, fundaram um novo país em muitas praças, parques e ruas, tanto do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como grandes capitais do Brasil, entre elas Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio Branco, São Paulo e Rio de Janeiro. Neste tempo, o espetáculo foi encenado 161 vezes, sempre de forma gratuita, para um público estimado de 40 mil pessoas, de todas as idades. 

Considerada a principal atração do Grupo Ritornelo, Faixa de Graça esteve presente em festivais importantes do país como o  FITRUPA (Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre), a Mostra São Miguel Paulista de Teatro, o Festival Matias Velho de Teatro, no Acre, além de duas edições do Sesc Circo, em Santa Maria e Lajeado. A montagem estreou em 26 de abril de 2014, como resultado de um encontro do Grupo Ritornelo de Teatro com o Grupo Off-Sina do Rio de Janeiro, sob a direção artística de Richard Riguetti. O processo de montagem levou dois meses, entre idas e vindas de Passo Fundo e Rio de Janeiro, resultando em um trabalho que segue vivo e que nunca parou de ser encenado.

Miraldi conta que durante estes 10 anos, a estrutura do espetáculo se mantém desde a estreia, o que mudou, segundo ele, foram algumas piadas para atualizar o contexto. Por ser apresentado em espaços públicos, com a interferência do ambiente da rua, o improviso é um recurso do qual a dupla não pode abrir mão em momento algum.

“Em Curitiba,por exemplo, um morador da praça ficou durante a apresentação inteira em cena. Acabou fazendo parte do espetáculo. Conversava junto, comentava o que a gente estava fazendo”, Conta Miraldi, dizendo que situações como estas são comuns nas apresentações.

Oficina

Além da apresentação neste sábado, o Grupo Ritornelo vai oferecer, gratuitamente, uma oficina de teatro para interessados. A idade mínima é de 16 anos. A oficina será desenvolvida nos dias 14,21 e 28  de setembro e encerra com uma grande apresentação dos participantes como resultado do curso. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/JDD6R6vTFsLHA2Ww9


Gostou? Compartilhe