"Fluir", um convite para dançar e cantar pela vida!

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nascida em uma família que sempre primou pelo apreço às artes, Cacá Veríssimo carrega no DNA a música e a literatura, atuando como artista e como educadora musical, além de ter realizado inúmeras produções culturais em Passo Fundo, em parceria com o Sesc, o Bourbon, entre outros, e ter realizado vários projetos educacionais nos Colégios Notre Dame e Salvatoriano Bom Conselho.

Iniciou seus estudos de piano aos sete anos de idade e nunca mais parou, cursou a faculdade de música da UPF, especializou-se em educação musical na UFRGS e, ao retornar para Passo Fundo, abriu a Escola Sonata Centro de Musicalização que foi referência no ensino musical da região.

Em busca do aprimoramento como compositora, Cacá foi para o Rio de Janeiro onde permaneceu por 10 anos para estudar e trabalhar com Antonio Adolfo, referência até hoje como pianista, compositor e educador. Também estudou com Luiz Avelar, um dos melhores do Brasil e com Antonio Guerreiro, detentor da cadeira de harmonia da UNIRIO. Frequentou o Conservatório Brasileiro de Música, onde estudou trilha sonora com produtores musicais da Rede Globo e foi trabalhar como “coaching” de atores que precisavam tocar em cena nas novelas exibidas na rede.

Foto: Divulgação


Ao retornar, Cacá lançou seu primeiro álbum, “Travessia”, com 08 composições autorais, instrumentais de piano, lançou 03 livros com temática infantil acompanhados de álbuns musicais e em seguida partiu para o projeto como “cantautora”, lançando 05 singles no estilo MPB, todos de sua autoria e interpretados por ela.

“Fluir”, seu sexto single, traz uma sonoridade que remete às novas e tradicionais gerações da MPB, como Anavitória, Marisa Monte, Chico Buarque, Caetano Veloso. Embora tenha surgido em um momento de dificuldades e de desesperança, a principal mensagem é de gratidão à vida, e de fogo em celebrá-la, a partir de um arranjo colorido, leve, dançante e otimista. Uma composição antiga, que mudou de significado ao longo dos anos. “Sempre faço minhas letras e melodias na cabeça e guardo. Só depois vou para o piano e vou harmonizando. Então, ‘Fluir’ ficou na cabeça e, neste ano, tendo superado mais um desfio no ano passado, resolvi que era hora de deixá-la fluir também e cantar e dançar pela vida como digo no refrão, pedindo ao Pai que proteja nosso entardecer e compartilhar que todos precisamos de mãos dentro das nossas mãos para seguirmos em frente e, se possível que a estrela guia espere o meu querer para partir”, conta Cacá.

“Fluir” foi gravado no estúdio Reduto Sonoro, com produção musical de Samuel Quadros e Augusto Dossa, dois músicos expoentes da nossa cidade e foi comtemplado pelo Projeto “Passo Fundo na Play-Sua Música Pronta Para Ouvir,” em edital lançado pela da Secretaria de Cultura.

Após “Fluir”, a artista lançará em dezembro um álbum infantil, com 10 canções nas quais faz adaptação de letras que ensinam música por meio da própria música, utilizando as melodias de canções folclóricas, resgatando-as, trabalhando a memória coletiva para a compreensão dos conteúdos da linguagem musical.

Para 2025, ela terá o lançamento de dois singles ainda no primeiro semestre e mais dois no segundo, seguindo o projeto de colocar no mundo suas composições autorias.

Ficha técnica de Fluir:

Composição da letra e da música: Cacá Veríssimo

Arranjos: Samuel Quadros e Augusto Dossa

Intérprete: Cacá Veríssimo

Guitarras: Augusto Dossa

Baixo elétrico: Augusto Dossa

Piano: Cacá Veríssimo e Samuel Quadros

Teclados: Samuel Quadros

Percussão: Samuel Quadros

Divulgação: Vitrola Play

Gostou? Compartilhe