Além da medicina e do cinema, Jorge Alberto Salton também ficou à beira do gramado como cartola. Filho do patrono, obviamente foi no Sport Clube Gaúcho no Estádio Wolmar Salton. Uma aventura em que reuniu a condição de pai, torcedor e alicerce para o sonho de meninos com 10 anos de idade. A história, 30 anos depois, resultou no documentário de 97 minutos: “Oito quatro – a afirmação de uma possibilidade”. No feriado do dia 15, sexta-feira, às 11 horas da manhã, o filme terá sessão especial no Cinelaser do Passo Fundo Shopping. Ainda existem alguns ingressos disponíveis na secretaria do Gaúcho, junto a Arena Wolmar Salton - Be8.
Salvar o campo de futebol
A história mostra quando meninos de dez anos salvaram da extinção uma das três mais antigas instituições da cidade: o Sport Club Gaúcho. “Surpreendentemente, se tornaram campeão estadual por cinco vezes, vencendo clubes poderosos como Juventude, Grêmio e Internacional”, diz com orgulho Jorge. Destaca que “o Hospital de Clínicas, o Sport Clube Gaúcho e o Hospital São Vicente de Paulo são as instituições mais antigas de nossa cidade que se mantém vivas e atuantes até os dias de hoje”. A história começa em 1994. “Todos os clubes, em especial os mais antigos como o Gaúcho, passam por bons e maus momentos. Naquele ano, o clube estava sem futebol e os sócios frequentavam as piscinas e queriam transformar o campo de futebol em cancha de tênis”. Mas os meninos entraram em campo e salvaram o gramado.
Superando a dupla Gre-Nal
Quando soube que a pretensão era acabar com o histórico campo de futebol, Jorge Salton procurou a direção da época e recebeu a seguinte alternativa: se montasse uma equipe de futebol que disputasse um campeonato estadual, o campo não seria transformado em quadras de tênis. Desafio aceito. “Junto com Adair Bica e Moacir Della Valentina, garimpamos os meninos talentosos nascidos em 1984, formamos um time e eles treinaram muito”. Entre mais de cem equipes, incluindo Grêmio e Internacional, o time do Gaúcho sagrou-se campeão estadual. Equipe entrosada e, ano após ano, dos 10 aos 15 anos, os meninos do Gaúcho conquistaram cinco Campeonatos Gaúchos.
Os multicampeões já são quarentões
Sobre o filme, Jorge explica que “o documentário recupera a história de Passo Fundo, o papel que teve o futebol na pacificação pós Revolução Federalista. O Gaúcho, em sua maioria, chimangos e o 14 de julho, na maioria maragatos, desviaram o foco da luta armada para a disputa esportiva”. Mas a bola da vez são os meninos da categoria 1984, hoje, exatamente com 40 anos de idade. “Participam com depoimentos os atletas, agora quarentões, do time que ficou conhecido como os Oito Quadro do Gaúcho. O documentário tenta responder: passados trinta anos, o que fizeram de suas vidas, onde andam aqueles meninos?” As gravações permitiram o reencontro de velhos amigos, hoje espalhados pelo tempo. Não falaram abraços e a velha resenha dos boleiros multicampeões.
O filme
O documentário tem 97 minutos, com roteiro e direção de Jorge Salton e a direção técnica de Michel Marouani. Após a exibição no cinema, entrará no Youtube e estará à disposição do público.
SERVIÇO:
“Oito quatro – a afirmação de uma possibilidade”
- Cinelaser do Passo Fundo Shopping
- Sexta-feira, 15/11/2024 – 11 horas