“As Leves e Discretas" concorrem a prêmio estadual

Espetáculo passo-fundense é indicado ao Prêmio Quero-Quero de Artes Cênicas

Por
· 1 min de leitura
A peça é fruto da pesquisa realizada pelas atrizes-palhaças através do projeto “E a palhaça o que é”A peça é fruto da pesquisa realizada pelas atrizes-palhaças através do projeto “E a palhaça o que é”
A peça é fruto da pesquisa realizada pelas atrizes-palhaças através do projeto “E a palhaça o que é”
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo será representado pelo Teatro Depois da Chuva no Prêmio Quero-Quero de Artes Cênicas, uma das maiores premiações do estado, promovida pelo SATED RS, que avaliou mais de 110 espetáculos e 27 pesquisas acadêmicas. A premiação acontecerá no dia 18 de dezembro, a partir das 20h no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

A indicação é pelo espetáculo “As leves e discretas”, que concorre com outros 4 espetáculos na categoria Destaque Espetáculo de Circo. A peça tem no elenco Dani DalForno e Jandara Rebelatto, com suas palhaças Beberta e Tagarela, respectivamente, e direção assinada por Karla Concá.

Além desta categoria, Betinha Mânica também concorre como Destaque em Figurino pelo mesmo espetáculo.

“As leves e discretas” estreou em julho de 2023 em Passo Fundo e, desde então, já circulou por diversas cidades do Rio Grande do Sul e, também, por Santa Catarina. Participou de importantes festivais como “Mulheres na Comédia” (Novo Hamburgo-RS), “Tecendo o Riso” (Concórdia-SC) e, recentemente, do Palco Giratório de Porto Alegre, promovido pelo Sesc.

A peça

A peça é fruto da pesquisa realizada pelas atrizes-palhaças através do projeto “E a palhaça o que é”, ganhador do 7º Prêmio Funcultura de Passo Fundo e traz um questionamento sobre o lugar da mulher gaúcha no contexto cultural do século XXI. Através de um espetáculo leve e divertido, as palhaças Beberta Tarantella e Tagarela trazem uma proposta disruptiva da estrutura patriarcal e violenta presente na cultura gaúcha. Elas resolvem inaugurar um novo Centro de Tradições Gaúchas - CTG, para isso precisam revisar as normas, leis, decretos, estatutos, regimentos e refletem sobre o machismo estrutural e naturalizado ao qual as mulheres foram inseridas, que por tantas vezes as privou de se expressarem de forma espontânea e orgânica. O resultado é riso, choro e honra às suas ancestrais.

Prêmio Quero-Quero

O Prêmio Quero-Quero edição 2024 tem a finalidade de destacar e premiar os artistas e espetáculos gaúchos profissionais de circo, dança e teatro voltados ao público adulto, bem como à infância e juventude, como forma de reconhecimento aos profissionais que estrearam espetáculos de artes cênicas no Rio Grande do Sul desde o ano de 2020.

O concurso é organizado por uma comissão especial criada pelo Instituto Federal do RS (IFRS) junto ao Sindicato de Artistas e Técnicos em Diversões - SATED-RS. Os recursos para a realização da premiação em dinheiro serão provenientes da Emenda Parlamentar 39840001, disponibilizada pela Deputada Federal Fernanda Melchionna, em 2023.


Gostou? Compartilhe