PUBLICIDADE

Cultura


Conhecendo o patrono da Feira do Livro

Publicada em: 09/09/2018 - 10:00

Luiz Coronel afirma sentir na cidade clima afável a cultura que o envolve

Conhecendo o patrono da Feira do Livro

Luiz Coronel estará presente em diversos momentos da feira

Crédito: Divulgação

Em sua 32ª edição, a Feira do Livro de Passo Fundo traz como patrono o poeta e publicitário de Bagé, Luiz Coronel. O evento literário que acontece de 1 a 11 de novembro no Bourbon Shopping dispõe à cidade cultura, entretenimento, dias de alegria para quem a visita e diversos renomes da literatura brasileira.

Luiz Coronel iniciou sua trajetória vendendo polígrafos à porta de cursos pré-vestibular na Capital e formou-se em Direito e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Exerceu a magistratura, foi professor durante duas décadas e, por esses caminhos inesperados, tornou-se publicitário. Inaugurando uma linguagem poética nas mensagens institucionais, reconhecidamente influente sobre a publicidade brasileira, mas nunca deixando de ser o que sempre foi: poeta.

Sua profunda ligação com a música popular fez do poeta um letrista e autor de verdadeiros clássicos do regionalismo gaúcho, tendo sido gravado por intérpretes como Fafá de Belém, Lucinha Lins, Emilio Santiago, Olivia Hime. No Rio Grande, tem como principais parceiros Marco Aurélio Vasconcelos, Sérgio Rojas, Airton Pimentel e Geraldo Flach. Destacam-se entre os intérpretes Leopoldo Rassier, Lucia Helena, Ivo Fraga e Rosa Maria, entre tantos outros.

Com mais de sessenta livros publicados, 12 premiações e distinções, exerce ainda diversas funções como coordenador da edição dos volumes da Coleção Dicionários, editados para o Grupo Zaffari, além de diversos projetos em execução.

Um bate-papo com o autor

Feira do Livro: Publicitário ou autor? Se fosse pra se definir atualmente, qual das duas mais lhe agrada?

Luiz Coronel: A publicidade, como profissão, a literatura como vocação, em ambos um desejo latente de chegar à emoção, beleza e comunicabilidade.

FL: De todas as obras que já escreveu qual a mais lhe encantou e qual mais lhe rendeu o sucesso?

LC: O Cavalo Vede, 1º edição da Comédia Gaúcha está em 8ª edição, a crítica muito me alegrou. O Livro “Um cronista Inesperado” sendo eleito livro de catedral de literatura brasileira na Universidade de Salamanca, onde fui reconhecido, me satisfaz como prosa memorialista.

FL: Com o advento da tecnologia, como encantar novos leitores para as páginas de livros impressos?

LC: Da gravação na pedra de símbolos, passando pelo papiro e pelo livro, o ser humano será sempre depoente de sua experiência, a tecnologia abre novas frentes, apenas. Mas...o livro, como intimidade com o leitor, penso incomparável.

FL: O que os leitores podem esperar de Luiz Coronel na feira?

LC: Uma divertida convivência com as crianças, convívio com a cidade, promotores da feira e as faveis pessoas da cidade, principalmente sua comunidade cultural.

Mais informações

Luiz Coronel estará presente no dia 1º de novembro, às 15h, no palco principal conversando com as crianças e, às 18h, para abertura oficial da feira. Além disso, ele fará participações no dia 6 e 7 de novembro.  

A programação completa da Feira do Livro será divulgada à comunidade em seu lançamento no dia 25 de setembro. Ainda estão abertas inscrições para apresentações artísticas através da Secretária de Cultura pelo telefone (54) 3312-1426, com Magda.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE