PUBLICIDADE

Cultura


Agroecologia em pauta

Publicada em: 30/09/2018 - 14:00

Cinedebate com exibição do filme “Apart Horta” acontece nesta terça-feira (2)

Agroecologia e agricultura familiar são os temas que norteiam a edição desta terça-feira (2) de mais um Cinedebate, promovido pelo projeto de extensão Ponto de Cinema e o Diretório Central de Estudantes, ambos ligados à Universidade de Passo Fundo (UPF). O longa exibido é “Apart Horta”, filme de ficção/documentário dirigido por Cecilia Engels. O encontro acontece no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UPF, a partir das 17h40min, e a entrada é gratuita.

 

“Apart Horta”, lançado em 2015, conta a história da baiana Nazaré, que vai a São Paulo pela primeira vez para visitar seu irmão Natanael, que vive na cidade há oito anos. Natanel tem um estilo de vida voltado ao trabalho, já Nazaré vive uma relação saudável com as pessoas, a natureza e a alimentação. Cultivando alimentos no apartamento, aos poucos Nazaré germina a transformação no ambiente da vida de Natanel e do prédio em que ele vive. Além da trama dos irmãos, o filme mostra experiências reais apresentadas em mini documentários que reafirmam: sim, é possível plantar em espaços muito pequenos. Os personagens do filme tocam no tema da reciclagem, do preço dos alimentos, do reaproveitamento da matéria orgânica (minhocários) e também do preconceito e da desinformação que rondam estes temas.

 

Trazer tal história para o contexto de um condomínio mostra como cada pessoa se relaciona de uma maneira a agroecologia. Tem a moderninha engajada, mas tem a japonesa que é do tempo em que todo mundo tinha roçado em casa; tem a síndica que faz o meio de campo, está desinformada mas aberta para a nova proposta; e claro, tem o vizinho mente fechada que não quer mudar o sistema. O filme atinge a todos que se sensibilizam com a possibilidade de transformação social. A classificação é livre e as crianças também embarcam na história.

 

Debatedoras

- Cintia Cássia Tonieto Gris

Nutricionista graduada pela UPF. Atuou, por dois anos, como bolsista de extensão do Curso de Nutrição (UPF). Participou, como bolsista voluntária, de projetos de pesquisa em Nutrição Experimental e Química de Alimentos. É mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UPF (bolsista CAPES modalidade II), atuando na linha de pesquisa Qualidade e Propriedades Funcionais dos Alimentos. Atua há três anos como Assessora no Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), integrando um trabalho voltado à promoção de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, agroecologia e agricultura familiar, direito humano à alimentação adequada e consumo consciente.

 

- Elisabeth Maria Foschiera

Possui graduação em Ciência Biológicas pela UPF (1983), Especialização em Ecologia pela UPF (1986), Mestrado em Educação também pela UPF (2000). Professora do curso de Pedagogia da instituição. Participa do conselho do Meio Ambiente e do Conselho de Gestão Patilhada do município de Passo Fundo. Coordenou o curso de Especialização em Educação Socioambiental. Áreas de atuação são: educação e o ensino de ciências naturais, educação socioambiental, educação popular, educação de jovens e adultos. Coordenação do setor de extensão da entidade não governamental CONVIDAS.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE



PUBLICIDADE