PUBLICIDADE

Cultura


Dia Nacional do Samba deve ser celebrado com atividades temáticas

Publicada em: 02/12/2019 - 09:32

Em Passo Fundo, uma programação vai trazer vários grupos musicais, dança, história, capoeira, escolas de samba, comida de boteco e também religiosidade

Dia Nacional do Samba deve ser celebrado com atividades temáticas

Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Dia Nacional do Samba acontece nesta segunda-feira (2). Em Passo Fundo, uma programação vai trazer vários grupos musicais, dança, história, capoeira, escolas de samba, comida de boteco e também religiosidade. A programação começa a partir das 18h, na Arena Instituto Histórico, no Espaço Roseli Doleski Pretto.

A Escola de Atores abre o evento com a performance Raíz do Samba, com batuque e poesias dos sambas de morro lá do século passado. Depois, todas as linguagens que envolvem o samba se sucedem no palco com Edu Costa e Odorico, Seu Lopes e Banda, Grupo Alforria, Grupo Sambah, grupo de percussão Chimarrão com Tapioca da UPF, Ghedi do Bandolin, Alfredo Castaman de MPB e Samba, Ricardo Pacheco, Tom do Trombone, Abadá Capoeira e Grupo Folclórico da UPF, além da participação especial de Escolas de Dança e Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo.

Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, dos museus Histórico Regional e Ruth Schneider, do Instituto Histórico, da Academia de Letras e do Grupo Alforria. “Há cinco anos o músico e ativista Odorico Ribeiro, com o Grupo Alforria, iniciou essa mobilização junto aos museus e foi ganhando novas parcerias. Este ano chega forte porque estamos agregando outras linguagens, somando com outras parcerias importantes porque acreditamos que o samba serve como um vetor de estímulo a uma cultura que está enraizada na nossa história. Não é apenas a música:  é história, é dança, é poesia”, destaca o secretário de Cultura Henrique Fonseca;

O acesso é livre ao espaço Roseli Doleski Pretto, que fica entre os prédios dos museus e do Teatro Municipal Múcio de Castro, na avenida Brasil.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE