Balanço de vacinação da aftosa indica imunização de 92% do rebanho gaúcho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agência de Notícias do Governo do Estado

O Rio Grande do Sul imunizou 92,16% do rebanho na última etapa de 2009 da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O dado integra o balanço da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio. Dirigida aos bovídeos jovens de até 24 meses de idade, a campanha superou as expectativas do governo do Estado, que calculava atingir 90% devido ao excesso de chuvas, compensado pela prorrogação de 15 dias.

Apesar dos eventos climáticos negativos que atingiram o Estado, dos 496 municípios gaúchos, 383 vacinaram o rebanho em percentual superior aos 90%. "Embora tenhamos prorrogado o período de vacinação até 15 de dezembro, as chuvas não nos deram  trégua, interrompendo estradas e causando dificuldades de acesso", lembrou o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, salientando que da população de 5.445.291 bovídeos jovens, 5.018.378 receberam a vacina contra a aftosa.

Um ponto bastante positivo apresentado pelo balanço da campanha é de que 88 municípios alcançaram 100% de cobertura vacinal.  Em 2009, excepcionalmente, a vacinação contra a doença teve três etapas - janeiro, maio e novembro - a fim de alinhar o calendário gaúcho ao dos demais Estados que imunizam bovinos e bubalinos. E, também, para atender antiga reivindicação dos produtores rurais do Rio Grande do Sul. Machado disse que apesar das adversidades, "a campanha foi amplamente exitosa, demonstrando a consciência dos produtores e o trabalho dedicado dos servidores da Secretaria".

Concluída a transição de calendário, em 2010 a campanha volta a ocorrer em duas etapas, agora nos meses de maio e novembro. A primeira fase é dirigida à todos os bovídeos, jovens e adultos, sendo que estes ficam imunizados por 12 meses. Os jovens até 24 meses, entretanto, necessitam de reforço da vacina, aplicado na última etapa das campanhas.

O Rio Grande do Sul possui 296.896 propriedades com bovídeos jovens. Dessas, 212.458 foram beneficiadas com vacina doada pelo governo do Estado. Na última fase da campanha foram disponibilizadas para doação 1.734.040 de doses para os produtores com até 50 cabeças enquadrados no Pronaf e de áreas urbanas com até 15 cabeças. As vacinas gratuitas foram retiradas por 81,34 % dos criadores, totalizando um rebanho de 1.546.869 animais vacinados com estas doações.

Gostou? Compartilhe