Texto: Glenda Mendes/ON
Foto: Leonardo Andreoli/ON
O saldo negativo no emprego de Passo Fundo no mês de dezembro surpreendeu. A expectativa era por resultados positivos, mas o mês fechou com 109 postos de trabalho a menos que o número de contratações. A esperança agora é que o mês de janeiro tenha sido de retomada para a reversão desse quadro.
Embora os números oficiais, emitidos pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, somente sejam divulgados depois do carnaval, a oferta de empregos pelo FGTAS/Sine (Fundação Gaúcha de Trabalho e Assistência Social/Sistema Nacional de Emprego) assinala uma projeção de melhoria.
"O que vimos é que janeiro teve uma retomada, mesmo que pequena, na oferta de vagas", ressalta Gilmar Brunetto, coordenador regional do FGTAS/Sine. Enquanto em janeiro de 2009 a oferta foi de 359 vagas, este ano o número de postos de trabalho ofertados subiu para 371. Os dados representam um crescimento de 0,5%. Em relação ao mês imediatamente anterior, dezembro, a oferta também cresceu, o que leva a crer em melhores resultados no Caged. "Tivemos um crescimento nas colocações, mesmo que pelo Caged tenha havido um número de demissões maior. Proporcionalmente ao ano passado, o crescimento das colocações em vagas de trabalho foi de 50%, considerando o mês de janeiro de 2009 e janeiro de 2010", salienta Brunetto. O maior número de vagas ofertadas aconteceu nos quatro principais setores da atividade econômica do município: indústria de transformação, construção civil, comércio e serviços.
A matéria completa na edição de hoje (12) de ON