Brasil trabalha para conquistar mercado potencial de US$ 10 bilhões este ano

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O Brasil vai trabalhar este ano para conquistar um mercado importador, formado por diversos países, com potencial para elevar as vendas da balança comercial em até US$ 10 bilhões, principalmente na área de carnes. A informação foi dada hoje (18), em entrevista coletiva, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Segundo o ministro, os mercados em questão ainda envolvem impasses, a maioria de ordem sanitária e fitossanitária, mas as negociações estão avançadas e as dificuldades poderão ser superadas neste ano pelas missões brasileiras. Este ano, o Brasil também quer vender mais para esses países carne suína, soja (principalmente para o México), produtos lácteos e frutas.

Stephanes informou que, no ano passado, o agronegócio foi responsável por 42% das exportações brasileiras, o que é um recorde nos últimos 30 anos. Em 2009, houve aumento das quantidades de produtos brasileiros embarcadas para o exterior, embora tenha havido queda de preços de 9,8% em relação a 2008, em consequência da crise financeira internacional.

De acordo com o ministro, o Brasil vai enviar neste ano 19 missões comerciais a 25 países, com o objetivo de ampliar a pauta de exportações. "Estamos vendendo para 180 países, mas podemos ampliar mais ainda os mercados compradores."

Estão previstas ainda 12 missões que vão também percorrer diversos países, na área da promoção comercial, num trabalho que será feito em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

"O trabalho das missões é intensivo e permanente e muitas vezes pode durar até dez anos", disse o ministro. Ele exemplificou que um questionário encaminhado ao Brasil pelo Japão, por exemplo, pesa 50 quilos de papel. "O trabalho é difícil, mas necessário para a expansão comercial".

Com informações da Agência Brasil

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