Depois de um 2009 com um cenário econômico bastante restritivo aos negócios, os industriais gaúchos vislumbram uma recuperação em 2010, graças ao arrefecimento da crise financeira mundial e também às melhores condições do mercado interno. A conclusão está no Panorama da indústria do Rio Grande do Sul 2009 e perspectivas, pesquisa divulgada na quarta-feira (17) pela Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul). Segundo o levantamento, 82,2% dos consultados têm intenção de investir no Estado este ano, 66% a mais do que no ano passado.
A maior parte do montante de investimentos será destinada ao capital fixo (67,3%), em especial para a aquisição de máquinas e equipamentos (50,6%). O restante desse total caberá a obras da construção civil, informática e pesquisas e desenvolvimento de produtos. O levantamento aponta um maior otimismo dos empresários em 2010. A ampla maioria espera um crescimento nos níveis de produção e demanda, especialmente derivada das vendas no mercado interno. Mas boa parte também coloca o desenvolvimento de novos produtos e a redução de custos como estratégias importantes para o ano que se inicia. A maioria ouvida no Panorama da indústria (60,2%) acredita que este ano os insumos deverão se manter no mesmo nível de 2009, apenas 10,2% crê que deverão diminuir. Para 60%, a folha de salários aumentará.
Em comparação a 2008, a demanda e a produção caíram no ano passado para a maioria das pesquisadas. Em contrapartida, grande parte dos industriais gaúchos registrou expansão nos preços dos insumos (39%) e da folha de salários (68%), assim como os custos financeiros (para 47% dos pesquisados). Em função disso, 61% dos ouvidos apontaram queda na margem de lucro, 13,7% cancelaram os investimentos que estavam programados (em 2008, este percentual foi de 8,8%) e 41,1% realizaram apenas parcialmente os investimentos programados.
A pesquisa revela ainda que a excessiva carga tributária e a valorização cambial foram consideradas os principais entraves a um melhor desempenho da indústria gaúcha em 2009, os mesmos itens assinalados em 2008. Mesmo com a conjuntura econômica desfavorável, 73,9% das pesquisadas investiram no Estado em 2009.
O Panorama da indústria é uma sondagem realizada anualmente pela Fiergs com a finalidade de avaliar o desempenho do setor industrial gaúcho e apontar perspectivas no ano que se inicia.