BBM irá negociar bovinos prontos para abate

Sistema foi apresentado para as corretoras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) está operando um novo produto por meio de Pregão por Prazo Determinado. O sistema eletrônico, já utilizado para sementes, arroz, madeira e algodão, entre outros produtos, agora vai comercializar bovinos prontos para o abate. Podem participar dos pregões, frigoríficos e pecuaristas interessados em negociar bovino.

No pregão a parte vendedora irá informar o preço mínimo que os bois serão negociados, quantidade, raça, sexo, idade e características do rebanho. Também devem ser informadas as condições de entrega dos animais e a localização da fazenda. Após o lançamento do leilão no sistema é aberto o período de negociação. Dentro da data estipulada pelo vendedor os compradores poderão dar os lances, vence quem der o maior lance de preço.  

 “É uma nova ferramenta para ser utilizada pelos frigoríficos e pecuaristas na comercialização. O sistema oferece transparência, ambiente seguro de negociação e garantia de recebimento, tudo acompanhado pela BBM. O acesso ao sistema é em nível nacional e oferece a segurança do Juízo Arbitral, o que agiliza caso ocorra conflito entre as partes, dispensando a busca da ação judicial”, destaca o diretor da Agroinvvesti, Cleber Bordignon.

Para participar do pregão os compradores e vendedores (frigoríficos e pecuaristas) devem ser representados por uma corretora associada à BBM. A Agroinvvesti Corretora está habilitada a negociar todos os produtos comercializados por meio da Bolsa. O sistema de comercialização de bovinos foi apresentado para as corretoras nessa quinta-feira (25), na sede da BBM em Porto Alegre.

O Pregão por Prazo Determinado é próprio para ofertas com período estabelecido pelo cliente. Encerrado o pregão, o negócio é considerado fechado. O tempo de exposição da oferta e o melhor valor são determinados pelo cliente e administrados pela BBM, que leva em conta a liquidez de mercado e a continuidade de formação de preços.

Abate de Bovinos
O Brasil abate mais de 40 milhões de cabeças de bovinos por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), o que resulta em mais de 150 mil cabeças abatidas por dia no país. No Mato Grosso do Sul, um dos principais estados produtores de carne bovina, o abate médio diário é de 12.500 cabeças.

Gostou? Compartilhe