As inscrições para o processo seletivo de consultores do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade (Probio II) foram prorrogadas até 14 de abril. São três vagas para atuação no Programa de Bancos Comunitários de Sementes, Gestão Administrativa e Financeira e no Plano de Manejo para Sistemas Orgânicos de Produção.
“Essa é uma parceria do Ministério da Agricultura e o Banco Mundial, que tem o objetivo de integrar a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, por meio de estratégias de planejamento e práticas de produção nos setores público e privado”, ressalta o coordenador-geral de Agroecologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias.
Atribuições - O profissional, formado em Agronomia, vai ministrar oficinas sobre organização, gerenciamento e condução de bancos comunitários de sementes para extensionistas, lideranças e agricultores inseridos no Programa do Ministério da Agricultura. Já o graduado em Administração trabalhará na área de gestão administrativa, assessorando a Coordenação de Agroecologia do ministério na efetivação do Probio II.
Entre as funções do consultor selecionado para o plano de manejo, que deve ter formação em Ciências Agrárias, está a elaboração de cartilha para sistemas orgânicos de produção. Além disso, vai avaliar a conformidade das unidades de produção orgânica, em relação às exigências e princípios regulamentados para o setor, como práticas de manejo na produção vegetal e animal.
Currículo - Os interessados devem encaminhar o currículo para o endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo B, sala 152 - Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, CEP: 70043-900. O resultado final deve ser divulgado em maio no site www.agricultura.gov.br. Mais informações sobre o edital no site www.prefiraorganicos.com.br/ agricultura orgânica.
Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento