O futuro da produção do trigo, consumo, comercialização, políticas públicas para o setor e ações voltadas à cadeia produtiva do trigo serão alguns dos temas que irão nortear o Fórum Nacional do Trigo. O evento será em Erechim, nos dias 11 e 12 de maio, no Pólo de Cultura. Os detalhes da programação foram acertados em reunião realizada na sede da Embrapa Trigo - Passo Fundo, ontem (6). Participaram o chefe geral da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha e Osvaldo Vieira, e os técnicos da Emater/RS-Ascar, Theodoro Tedesco Neto, Paulo Silva e Luiz Ataides Jacobsen.
A abertura oficial será no dia 11, às 19h30min, com a palestra de abertura sobre o tema Contextualização do Trigo no Brasil, proferida pelo chefe geral da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, e pelo assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Luiz Ataides Jacobsen. A programação segue no dia 12, a partir da 9h, com palestra e quatro painéis.
Serão debatidos temas como Perspectivas de Mercado para a Safra 2010, Desafios para a Produção Nacional Competitiva, Classificação, Segregação e Armazenagem, Preço Mínimo e Instrumentos de apoio e Comercialização e Fatores Impulsores e Restritivos para a Triticultura no Sul do Brasil.
Agência do Governo do Estado