O Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) da Universidade de Passo Fundo completa 25 anos de atuação. Para comemorar essas duas décadas e meia de funcionamento, será realizada uma solenidade nesta terça-feira, 4 de maio, às 18h, no próprio Cepa, junto a Engenharia de Alimentos. Durante a comemoração, um dos principais laboratórios de pesquisa e prestação de serviços do Centro, o Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle) estará recebendo oficialmente novos equipamentos destinados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), num valor total estimado em R$ 1 milhão. As máquinas duplicarão a capacidade de análise da qualidade do leite realizada pelo Sarle, que é o maior laboratório da sua modalidade no país. Dessa maneira, será possível receber amostras de todas as indústrias e produtores do Estado.
Esses equipamentos servirão para atender uma demanda cada vez maior e que cresce ano a ano. Conforme relatório da Emater, a capacidade industrial instalada no Estado passou de seis milhões de litros de leite/dia em 2007 para 9,2 milhões de litros/dia no final de 2008. Atualmente são 212 estabelecimentos que recolhem leite, sendo 126 indústrias e 86 postos de resfriamento. As regiões Norte, Nordeste e Noroeste do Rio Grande do Sul, que envolvem os regionais da Emater de Erechim, Passo Fundo, Ijuí e Santa Rosa, são responsáveis por mais de 75% da produção gaúcha de leite.
Com esse cenário produtivo demonstrando a importância o produto, e o Sarle sendo um dos oito laboratórios do país credenciados pelo MAPA para analisar a qualidade do leite, será realizada nesta terça-feira e quarta-feira, dias 4 e 5 de maio, a reunião trimestral da Rede da Qualidade do Leite, na UPF. Representantes dos oito laboratórios participantes, sendo dois do Rio Grande do Sul (Passo Fundo e Pelotas) e os demais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, além de pessoas ligadas ao Ministério da Agricultura, estarão debatendo questões relacionadas ao funcionamento dos locais. “Precisamos trabalhar em sintonia, com a mesma leitura e metodologia em todos os laboratórios”, afirma o coordenador do Sarle, professor Carlos Bondan. O encontro acontece no Centro Administrativo da UPF, também no Campus I, a partir das 8h desta terça.
Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros chega aos 13 anos
Criado em 1997, o Sarle, além de realizar a análise da qualidade do leite, ainda faz o controle leiteiro, que é o controle feito animal por animal. Com esse trabalho é possível identificar problemas e corrigi-los, tanto em questões de genética, nutricionais ou de manejo. Já em 2005, o Sarle se tornou imprescindível devido a instrução normativa colocada em funcionamento naquele ano, que prevê os padrões de qualidade do leite no Brasil.
Sarle recebe novos equipamentos para análise do leite
· 2 min de leitura