Daiane Colla/ON
Um dos equipamentos que mais chama atenção do público presente na 2a edição da Fenafrango, é responsável por garantir maior segurança na produção de ovos de matriz e comercial. Segundo o técnico da Fornari Indústrias, Gilmar Campagnolo, o equipamento vem substituir o uso de formol e o método de imersão na lavagem e desinfecção dos ovos.
A tecnologia é recente, mas já foi aprovada por empresas como Sadia e Perdigão que aprovaram o uso por matrizeiros. O equipamento lava, desinfeta e seca o ovo. “O diferencial é que ele elimina a umidade do ovo, o que no período de incubação diminui os índices de contaminação”, explica Campagnolo.
A capacidade de limpeza dos ovos pode variar de 70 mil a 120 mil ovos/dia. O sistema de limpeza possui ainda um iluminador especial que permite verificar rachaduras e outros problemas nos ovos.
O preço de um equipamento desses pode chegar a R$ 40 mil, “um valor baixo diante de sua eficiência, mas elevado para o produtor”, observa. Nesse valor está incluído o transporte, instalação e capacitação para uso da máquina.