247 mil animais já foram vacinados

Este número representa 77% da meta da Campanha de Vacinação que encerra na segunda-feira (31). A Inspetoria Veterinária espera que os produtores vacinem mais 15% neste final de semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

A meta da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa é atingir 300 mil bovinos e bubalinos nos 35 municípios de abrangência da Inspetoria Veterinária. Até sexta-feira (28), 247.170 animais tinham sido vacinados. Em Passo Fundo, 11,2 mil, dos 14 mil animais foram imunizados. Neste final de semana, a Inspetoria espera que os produtores vacinem mais 15% dos animais, para atingir, no mínimo, 95% da expectativa até segunda-feira.

Os números apresentados até agora são considerados positivos para o supervisor regional da Inspetoria Veterinária, Zulmir Reginatto. “Em vista do pequeno atraso na entrega das doses no início da campanha, os resultados até agora estão acima das nossas expectativas e pretendemos atingir 100% dos animais até quarta-feira”, informou Reginatto.
Reginatto disse que os produtores aderiram à campanha e os dias de sol colaboraram para a imunização. No dia 31 de maio, a Inspetoria Veterinária fará um balanço para ver quais os produtores que deixaram de vacinar. O órgão notificará estes proprietários de animais e dará um prazo até a próxima quarta-feira (02/06). Para a região foram disponibilizadas 250 mil doses. Os produtores com até 50 animais enquadrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar receberam as vacinas gratuitamente. Aqueles com mais de 50 animais tiveram que comprar as doses nas agropecuárias.

No ano passado, a meta na região foi ultrapassada. A previsão em 2009 era realizar 270 mil vacinas e foram realizadas cerca de 300 mil. A campanha de vacinação contra a aftosa acontece em duas etapas. A próxima será de 1º a 30 de novembro de 2010. Na primeira etapa, a dose deveria ser aplicada em todos os animais. Na segunda, apenas os animais com até dois anos serão imunizados.

Vacinação no Estado
O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, e o diretor do Departamento de Produção Animal, Cláudio Dagoberto Lucas Bueno comunicaram no último dia 26 de maio que, após avaliação sobre o andamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, que a campanha não deverá ser prorrogada.
O Rio Grande do Sul tem um percentual de 70% do rebanho pertencentes a produtores que devem comprar a vacina. Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura, eles não teriam sido atingidos pelo atraso na entrega das doses no início da campanha pelo Governo do Estado. Os outros 30% dos animais pertencem aos criadores enquadrados no Pronaf com até 50 cabeças e que receberam a vacina de graça, tiveram a remessa normalizada. A secretaria informou que foram apenas cinco dias de atraso.

Gostou? Compartilhe