Fundação Pró-Sementes faz alerta

Instituição salienta a necessidade de duas vistorias obrigatórias em campos de produção, uma na floração e outra na pré-colheita

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Fundação Pró-Sementes, entidade responsável por um programa de certificação de sementes, alerta aos responsáveis técnicos pela produção de sementes de cereais de inverno, como trigo, triticale, cevada, aveia e outros, que são obrigatórias duas vistorias nos campos de produção, uma na época da floração e outra na pré-colheita. Considerando-se a dificuldade de avaliar a densidade de plantas após o perfilhamento, recomenda-se que essa avaliação populacional seja executada na pós-emergência. Segundo o engenheiro-agrônomo da fundação, Airton Lange, essa prática facilitará as avaliações futuras, nas denominadas subamostras, que deverão ser feitas em um número de seis para cada campo de produção, limitados a 50 hectares cada.
Ele explica que essa metodologia encontra-se no Guia de inspeção de campos para produção de sementes editado pelo Agiplan em 1974, de Gregg e outros, documento orientador que foi elaborado com a finalidade de auxiliar a padronização de métodos e técnicas de inspeção de campos de sementes. A Fundação Pró-Sementes, apesar de não ter envolvimento na produção de sementes de outras categorias, como a S1 e S2, uma vez que está credenciada para certificação de sementes, faz esse alerta aos responsáveis técnicos.

O alerta, segundo Airton Lange, tem como finalidade contribuir com o sistema de produção de sementes. Ele também informa que a fundação se dispõe a orientar os técnicos que tiverem dificuldades nas leituras de campo, já que conta com técnicos especializados na área.


Gostou? Compartilhe