Projeto do BID será assinado pelo ministro Mantega

Município espera assinar contrato com o banco até o início de julho. Licitação da pavimentação do distrito Bela Vista será licitada em breve

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Tramita em Brasília o projeto do empréstimo do município com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Após a aprovação no Senado no início do mês, o projeto retornou à Procuradoria da Fazenda e à Secretaria do Tesouro Nacional e desde 22 de junho está com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Rene Cecconello, o ministro precisa assinar o documento que autoriza firmar o contrato com o banco. A perspectiva era de que a autorização fosse liberada na última semana, porém Mantega viajou para Toronto, no Canadá, para representar o presidente Lula na reunião do G20. "Com o seu retorno, acreditamos que nesta semana tudo seja concluído", afirmou Cecconello.

O trâmite em Brasília, segundo o vice-prefeito, segue dentro das previsões. "Queremos concluir tudo até o início de julho", disse. Após a assinatura do ministro, o projeto é publicado no Diário Oficial da União para então, finalmente, poder ser formalizado o empréstimo com o BID. Conforme Cecconello, o contrato será assinado pelo prefeito Airton Dipp, por um representante do banco e por um procurador geral da República.

Após, iniciam os processos licitatórios dos projetos técnicos já aprovados pelo BID. Um dos primeiros a ser licitados será o da pavimentação ao distrito de Bela Vista, que tem previsão de conclusão de 18 meses. Também devem ser licitados em breve os projetos para a contratação de uma empresa de consultoria para elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento econômico da cidade e ainda um projeto de elaboração do planejamento urbano na região da grande Santa Marta e Integração. "Já sabemos que essas regiões estão crescendo rapidamente, logo precisamos planejar o crescimento da região, prevendo obras de circulação, transporte, educação e saúde para a população local", disse.
O total de recursos do empréstimo é de US$ 9,8 milhões, além da contrapartida do município de igual valor. O contrato exige que todos os projetos sejam concluídos nos próximos quatro anos e o pagamento seja quitado até 2025.

Gostou? Compartilhe