Lojistas esperam o melhor Dia dos Pais

Pesquisa diz que grandes redes estão mais otimistas neste ano

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A maioria dos lojistas do varejo no país acredita que as vendas do Dia dos Pais serão as melhores dos últimos cinco anos. Os mais otimistas são os empresários de grandes redes, de acordo com pesquisa feita  pela consultoria Serasa Experian com l.010 executivos do setor. Para 80% deles a projeção é de um faturamento maior. Já entre as pequenas empresas, esse percentual é de 54%. Mais da metade de todo o universo consultado (55%) prevêem que neste ano, a demanda de consumidores será a maior desde 2005. Do total, 39% apostam em faturamento igual ao de 2009 e apenas 6% acenam com a possibilidade de queda.

“Mesmo com os juros em alta e a inadimplência subindo, os lojistas acreditam em elevação do faturamento, porque apostam nas vendas a credito e em promoções”, justifica o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida. O assessor informou que, no ano passado, 53% das compras eram pagas à vista e 47% a prazo. Agora, em 2010, essa situação deve-se inverter, com 51% das vendas feitas com pagamento parcelado e 49% quitadas no ato da compra.

Na avaliação do economista, além das facilidades oferecidas no uso do cartão de crédito, que permite a rolagem da dívida com o pagamento de um valor mínimo, as promoções da época devem impulsionar os negócios. Almeida observou que esse período é o quinto no calendário anual em volume de vendas. Outra mudança de comportamento identificada é a de expectativa sobre os itens mais procurados. Em 2009, os aparelhos celulares foram os destaques na hora da escolha. “A cada quatro presentes, um era o celular “. Já neste ano, a previsão dos lojistas é de que as roupas, calçados e acessórios liderem em preferência.

No segmento dos shopping centers, a previsão é de um aumento de 10% nos negócios sobre 2009. Esse setor ganhou 14 novos empreendimentos, no primeiro semestre e gerou 18,1 mil novos empregos, ampliando para 961 mil o quadro de funcionários, uma alta de 1,92% em relação a dezembro do ano passado.

Para o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, o aquecimento esperado para esse período inclui também o interesse por outros produtos, como peças de vestuário feminino. “As mulheres têm um temperamento mais compulsivo na hora de comprar e ao escolher o presente para o marido ou para o pai, não resistem às ofertas e acabam comprando uma peça para elas mesmas”. Sahyoun lembrou que, nesse período, ocorrem liquidações de inverno.

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