As vendas reais dos supermercados cresceram 4,92% em julho em relação ao mês anterior. Mas, na comparação com maio deste ano, houve queda de 4,59%. Já no acumulado do primeiro semestre, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 5,57% ante o mesmo período de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado ontem, na capital paulista, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em valores nominais, o índice apresentou crescimento de 10% em junho de 2010 em relação a junho de 2009 e queda de 4,59% sobre maio deste ano. O acumulado nominal, no primeiro semestre de 2010, chega a 10,82%, na comparação ao mesmo período do ano passado. A cesta de 35 produtos de largo consumo teve queda de 1,22%, em relação a maio deste ano. Na comparação com junho de 2009, houve crescimento de 3,89%, passando de R$ 265,57 para R$ 275,91.
Os produtos com as maiores altas em junho, na comparação com maio, foram: farinha de mandioca, com 3,53%; xampu, com 3,34%; e queijo prato, com 3,23%. Já os produtos com as maiores quedas foram: batata, com -19,29%; tomate, com -9,74%; e açúcar, com -7,12%. O volume de mercadorias vendido nas lojas aumentou em todas as regiões do país, segundo o Índice Nacional de Volume. Em comparação ao primeiro semestre de 2009, o maior crescimento ocorreu na região que engloba os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e o interior fluminense, com 9,8%.