Está disponível no site da Fundação Pró-Sementes (www.fundacaoprosementes.com.br) os resultados dos ensaios de cultivares indicadas de soja, safra 2009/2010, nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A pesquisa avaliou o comportamento de 83 cultivares de soja transgênica (RR) e 34 convencionais, de 12 obtentores em 15 municípios diferentes. Em Santa Catarina, os testes foram conduzidos em áreas experimentais nos municípios de Abelardo Luz e Campos Novos. Foram testadas 48 cultivares de soja RR e 26 de convencionais. Em Campos Novos a produtividade média das cultivares RR chegou a 3.767 kg/ha e em Abelardo Luz a 2.349 kg/ha. As de soja convencional se comportaram melhor em Abelardo Luz, com produtividade média de 3.335 kg/ha e 3.168 kg/ha em Campos Novos.
No Paraná, 52 cultivares transgênicas e 26 convencionais foram testadas nas regiões de Guarapuava, Cascavel, Palotina, Cianorte, Campo Mourão e Nova Fátima. A maior média de rendimento foi obtida em Campo Mourão, de 4.136 kg/ha de soja transgênica. A melhor média obtida em uma área experimental de soja convencional, foi em Cianorte, quando o rendimento chegou a 3.827 kg/ha. Foram 46 cultivares de soja RR testadas em São Paulo, nos municípios de Taquarivaí, Cruzália, Bernardino de Campos e Guaíra. A maior média do estado foi obtida em Taquarivaí, quando o rendimento médio foi de 3.540 kg/ha.
Nos municípios de Naviraí, Antônio João e Maracaju, em Mato Grosso do Sul, foram testadas 52 cultivares de soja transgênica e 21 convencionais. A maior produtividade média, de 3.776 kg/ha foi obtida com cultivares RR em Naviraí, e a média das cultivares convencionais foi de 3.431 kg/ha, em Maracaju. Essa é a primeira vez em que Fundação Pró-Sementes disponibiliza os resultados do comportamento de cultivares de soja nesses estados. Além dos resultados por município, o relatório apresenta os rendimentos por região produtora de soja, dividas em três macrorregiões que compreendem os quatro estados que fazem parte da pesquisa. E possível também comparar o comportamento das cultivares com a safra anterior, 2008/09, bem como a média das duas safras.
Os ensaios de cultivares indicadas (ECR) da Fundação Pró-Sementes são realizados desde 2008 nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os ensaios são conduzidos nas diferentes microrregiões, respeitando o zoneamento agrícola da soja. Dessa forma, todas as cultivares avaliadas são indicadas para as regiões onde os testes foram realizados. O relatório serve de orientação para produtores e assistência técnica na hora de escolher as melhores cultivares para sua região. A mesma pesquisa é realizada com variedades de trigo indicadas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Pró-Sementes disponibiliza resultados de pesquisa
· 2 min de leitura