A região Sul do país produz 90% do trigo produzido no Brasil. As temperaturas baixas da estação estão gerando boas perspectivas de rendimento para a safra deste ano, nos 70 municípios compreendidos pela Emater regional.
Segundo o agrônomo da Emater, Ataides Jacobsen, a situação da lavoura até o momento é boa dentro dos padrões de normalidade no Estado e na região. As geadas típicas da estação, no atual estágio de desenvolvimento da cultura - fase de afilhamento - têm sido benéficas, pois fazem com que o desenvolvimento vegetativo da parte aérea da planta seja menor e o desenvolvimento radicular seja maior. As temperaturas baixas também inibem a multiplicação de fungos, patógeno mais comum nas lavouras da região. "O estado sanitário das lavouras até o presente momento é bom e nós devemos ter, pelas previsões de tempo para os próximos dias, sol e temperaturas relativamente baixas, o que favorece o trigo".
As expectativas de produção no Estado são entre 1,5 a 1,8 milhão de toneladas, em uma área de 800 mil hectares - uma redução de 7% em relação ao ano passado. Na região foram plantados 142 mil hectares, redução de 11%. "Se a situação correr bem, podemos chegar à praticamente a mesma produção do ano passado, mesmo com a redução de área", afirmou Ataides.
Esses números correspondem ao primeiro levantamento da Emater sobre a intenção de plantio do trigo, semelhantes aos números da Companhia Nacional de Abastecimento e do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Um segundo levantamento esta sendo elaborado, podendo haver alguma alteração nos números.
Frio beneficia lavouras
· 1 min de leitura